Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8491
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mediações sociais e tecnologias em interações na educação infantil : o uso da Mesa Educacional Alfabeto Positivo em uma creche de Recife - PE
Autor: SILVA, Aunia Heyde Candy Dantas da 
Primeiro orientador: PERES, Flávia Mendes de Andrade e
Primeiro membro da banca: FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha
Segundo membro da banca: SIMÕES, Patricia Maria Uchôa
Resumo: Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal compreender as mediações sociais diante das interações das crianças com seus pares e com a professora da Educação Infantil durante o uso da Mesa Educacional Alfabeto Positivo, no contexto de uma creche municipal do Recife - PE. Situa-se em um campo interdisciplinar de estudos sobre o uso de um artefato digital utilizado em contextos escolares de Educação Infantil em Recife-PE, a Mesa Educacional Alfabeto Positivo. Parte-se das ideias da Sociologia da Infância, representada por Corsaro, Sarmento e Marchi, abordagem que nos permite entender a criança contemporânea como agente social diante das novas tecnologias. Complementar aos estudos sociológicos, a pesquisa ancora-se na teoria histórico-cultural de Vygotsky, por considerar o indivíduo como um sujeito de ação social, e destacar a função dos instrumentos no desenvolvimento psíquico e social; a Teoria da atividade de Leontiev, atualizada na pirâmide de Engeström, como forma de entender as ações do indivíduo na complexa rede social mediada. Trata-se de um estudo de caso predominantemente qualitativo de cunho etnográfico, realizado em três momentos: 1) Momento macro-analítico, com dados construídos a partir de informações disponibilizadas no site oficial da prefeitura do Recife e site da empresa Positivo, criadora da tecnologia analisada; 2) Momento institucional-analítico, com observações, entrevista semi-estruturada com a coordenação escolar, que tem como objetivo caracterizar os modos de uso de tecnologias digitais em seu espaço; 2.2) Interacional-analítico, momento de análise das interações, em que foram realizadas observações, entrevistas semi-estruturadas e videografias das práticas sociais com o artefato em focoe de situações específicas de crianças em mediações sociais com seus pares e com adultos nas vivências de utilização de tecnologias, na creche. Os dados foram investigados por meio da Análise de Conteúdo no momento 1 e por Análise Interacional nos momentos 2 e 2.2. Os resultados indicam que aspectos macros e micros medeiam o uso de TICs por crianças em seus pares na Educação Infantil, ou seja, tanto crianças como adultos do processo relacional agem de forma mediadora durante o uso de uma TIC, assim como são significados mediadores os aspectos macros, como políticas públicas de um município.
Abstract: This master's deegre dissertation mainly aims in understand the social mediations before the interactions of the children with their peers and with the teacher of the Childhood Education during the use of the Alphabet Educational Table by Positivo, in the context of a municipal nursery of Recife-PE. It is located in an interdisciplinary field of study on the use of a digital artifact used in school contexts of Childhood Education in Recife-PE, the Alphabet Educational Table by Positivo. We start from the ideas of Sociology of Childhood, represented by Corsaro, Sarmento and Marchi, an approach that allows us to understand contemporary children as social agents in the face of new technologies. Complementing sociological studies, the research is anchored in Vygotsky's historical-cultural theory, considering the individual as a subject of social action, and highlighting the function of the instruments in psychic and social development; Leontiev's Theory of Activity, updated in the Engeström pyramid, as a way of understanding the actions of the individual in the complex mediated social network. This is a predominantly qualitative ethnographic case study, carried out in three moments: 1) Macro-analytical moment, with data constructed from information available on the official website of the city of Recife and the website of the Positivo company, creator of the analyzed technology; 2) Institutional-analytical moment, with observations, semi-structured interview with school coordination, which aims to characterize the ways of using digital technologies in their space; 2.2) Time of analysis of the interactions, in which observations will be made, the semi-structured interviews and videographies of social practices with the artifact in focus in the nursery and of specific situations of children in social mediations with their peers and with adults in the institutional experiences of use of the technologies. The data will be investigated through Content Analysis at moment 1 and by Interactive Analysis at moment 2 and 2.2. The results indicate that macro and micro aspects mediate the use of ICTs by children in their peers in teaching situations in Childhood Education, that is, both children in their peers and adults in the relational process act in a mediatory way in the process of using a ICT, as well as macro aspects such as public policies of a city.
Palavras-chave: Mediação social
Educação infantil
Tecnologia da informação e comunicação
Tecnologia na educação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: SILVA, Aunia Heyde Candy Dantas da. Mediações sociais e tecnologias em interações na educação infantil : o uso da Mesa Educacional Alfabeto Positivo em uma creche de Recife - PE. 2019. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8491
Data de defesa: 5-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aunia Heyde Candy Dantas da Silva.pdfDocumento principal4,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.