Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARQUES, Jessica Janaina Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6649864011064254por
dc.contributor.advisor1XAVIER, Leonardo Ferraz-
dc.contributor.referee1MELO, André de Souza-
dc.contributor.referee2CARAZZA, Luís Eduardo Barbosa-
dc.date.accessioned2020-08-20T17:46:20Z-
dc.date.issued2020-02-04-
dc.identifier.citationMARQUES, Jessica Janaina Santos. Identificação de oportunidades comerciais para o agronegócio brasileiro no mercado externo. 2020. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8468-
dc.description.resumoO agronegócio configura-se como um dos principais setores de exportação no Brasil, apresentando uma dinâmica de crescimento que depende fundamentalmente da demanda externa, o que motiva conhecer as oportunidades comerciais do setor no cenário mundial. Nesse sentido, o principal objetivo da presente pesquisa é indicar os produtos que se caracterizam pelo baixo aproveitamento comercial frente ao que poderia ocorrer. Além disso, busca-se mensurar os valores de acréscimos possíveis de exportação para cada região de destino e agregado setorial. A análise foi feita com base no Índice de Complementaridade Comercial e nos volumes virtuais de exportação, usando dados do período compreendido entre os anos de 2007 e 2018. Para identificação dos produtos do agronegócio foi realizado uma classificação que utilizou como parâmetros o agrupamento disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e os códigos de seis dígitos do Sistema Harmonizado (HS6). Os resultados apontam para a ocorrência de diversos setores subaproveitados e expressivos acréscimos potenciais com destino a diferentes regiões, o que sugere a necessidade de políticas setoriais de incentivo às exportações e busca de acordos comerciais.por
dc.description.abstractAgribusiness is one of the main export sectors in Brazil, presenting a growth dynamic that depends fundamentally on external demand, which motivates to know the sector's commercial opportunities on the world stage. In this sense, the main objective of this research is to indicate the products that are characterized by low commercial use compared to what could occur. In addition, it seeks to measure the values of possible increases in exports for each region of destination and sectorial aggregate. The analysis was made based on the Commercial Complementarity Index and on the virtual export volumes, using data from the period between the years 2007 and 2018. For the identification of agribusiness products, a classification was performed that used as parameters the grouping provided by the Ministry Agriculture, Livestock and Supply (MAPA) and the six-digit codes of the Harmonized System (HS6). The results point to the occurrence of several underutilized sectors and significant potential increases destined for different regions, which suggests the need for sectorial policies to encourage exports and search for trade agreements.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2020-08-20T17:46:20Z No. of bitstreams: 1 Jessica Janaina Santos Marques.pdf: 1648413 bytes, checksum: f0a79a01a40ee18e500a464a7a93bc67 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-08-20T17:46:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jessica Janaina Santos Marques.pdf: 1648413 bytes, checksum: f0a79a01a40ee18e500a464a7a93bc67 (MD5) Previous issue date: 2020-02-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Ruralpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAgronegóciopor
dc.subjectComércio internacionalpor
dc.subjectMercado externopor
dc.subject.cnpqOUTROS::ADMINISTRACAO RURALpor
dc.titleIdentificação de oportunidades comerciais para o agronegócio brasileiro no mercado externopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica Janaina Santos Marques.pdfDocumento principal1,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.