Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8468
Tipo do documento: Dissertação
Título: Identificação de oportunidades comerciais para o agronegócio brasileiro no mercado externo
Autor: MARQUES, Jessica Janaina Santos 
Primeiro orientador: XAVIER, Leonardo Ferraz
Primeiro membro da banca: MELO, André de Souza
Segundo membro da banca: CARAZZA, Luís Eduardo Barbosa
Resumo: O agronegócio configura-se como um dos principais setores de exportação no Brasil, apresentando uma dinâmica de crescimento que depende fundamentalmente da demanda externa, o que motiva conhecer as oportunidades comerciais do setor no cenário mundial. Nesse sentido, o principal objetivo da presente pesquisa é indicar os produtos que se caracterizam pelo baixo aproveitamento comercial frente ao que poderia ocorrer. Além disso, busca-se mensurar os valores de acréscimos possíveis de exportação para cada região de destino e agregado setorial. A análise foi feita com base no Índice de Complementaridade Comercial e nos volumes virtuais de exportação, usando dados do período compreendido entre os anos de 2007 e 2018. Para identificação dos produtos do agronegócio foi realizado uma classificação que utilizou como parâmetros o agrupamento disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e os códigos de seis dígitos do Sistema Harmonizado (HS6). Os resultados apontam para a ocorrência de diversos setores subaproveitados e expressivos acréscimos potenciais com destino a diferentes regiões, o que sugere a necessidade de políticas setoriais de incentivo às exportações e busca de acordos comerciais.
Abstract: Agribusiness is one of the main export sectors in Brazil, presenting a growth dynamic that depends fundamentally on external demand, which motivates to know the sector's commercial opportunities on the world stage. In this sense, the main objective of this research is to indicate the products that are characterized by low commercial use compared to what could occur. In addition, it seeks to measure the values of possible increases in exports for each region of destination and sectorial aggregate. The analysis was made based on the Commercial Complementarity Index and on the virtual export volumes, using data from the period between the years 2007 and 2018. For the identification of agribusiness products, a classification was performed that used as parameters the grouping provided by the Ministry Agriculture, Livestock and Supply (MAPA) and the six-digit codes of the Harmonized System (HS6). The results point to the occurrence of several underutilized sectors and significant potential increases destined for different regions, which suggests the need for sectorial policies to encourage exports and search for trade agreements.
Palavras-chave: Agronegócio
Comércio internacional
Mercado externo
Área(s) do CNPq: OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural
Citação: MARQUES, Jessica Janaina Santos. Identificação de oportunidades comerciais para o agronegócio brasileiro no mercado externo. 2020. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8468
Data de defesa: 4-Fev-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jessica Janaina Santos Marques.pdfDocumento principal1,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.