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dc.creatorDULTRA JÚNIOR, José Ivan-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166997681819563por
dc.contributor.advisor1GOMES JUNIOR, Antonio José Ferreira-
dc.contributor.referee1DUQUE, Karla Ferreira de Arruda-
dc.contributor.referee2MACEDO, Ricardo Burity Croccia-
dc.date.accessioned2020-03-12T13:00:53Z-
dc.date.issued2019-04-25-
dc.identifier.citationDULTRA JÚNIOR, José Ivan. O menor limite inferior de vértices de grau 2 para um grafo minimal 2-aresta-conexo. 2019. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8464-
dc.description.resumoEstudar teoria dos grafos é sem dúvida, uma experiência que nos mostra a importância desse tema devido a sua aplicabilidade em diversos ramos da Matemática bem como sua notória aparição em situações do cotidiano. Neste sentido, nosso trabalho objetiva primeiramente embasar o leitor sobre os conceitos iniciais de grafos como por exemplo, os seus elementos (vértices e arestas), a valência de cada vértice, tipos de passeio, isomorfismo e operações com grafos. A partir daí, apresentamos o conceito de conexidade para que o leitor possa reconhecer um grafo conexo ou desconexo, as definições de árvores e florestas bem como suas propriedades. Familiarizados com estes conceitos, inserimos então o conceito de grafos minimais 2 − aresta − conexo. Usando o rigor da Matemática, colocamos à prova, por indução, a equação que nos remete ao menor limite inferior de vértices de grau 2 em um grafo minimal 2 − aresta − conexo. Nesse momento, nos deparamos com uma inconsistência. Encontramos um caso em que a minimalidade do grafo não foi observada mas, contudo, a eficácia da equação não fora comprometida. Após isso, para a modelagem dos grafos, utilizamos programas e softwares como o geogebra, google maps e o Lucidchart, este último específico para montagem de sistemas de redes. Citamos ainda o uso de materiais concretos como o Geoplano que consiste em uma plataforma com pinos e ligas, completamente manipuláveis que foram utilizados na aplicação de uma atividade lúdica com 32 alunos do ensino médio/técnico em logística o que nos ajudou na questão didática, possibilitando uma maior interação entre as pessoas envolvidas no processo de construção. A proposta de envolvê-los nessa atividade de obtenção de um sistema de conexões viável aplicável em seus projetos de logística gerou resultados interessantes e questionamentos que despertaram a vontade dos mesmos em se aprofundar no tema.por
dc.description.abstractStudying graph theory is undoubtedly an experience that shows us the importance of this subject due to its applicability in several branches of Mathematics as well as its notorious appearance in everyday situations. In this sense, our work aims at first to base the reader on the initial concepts of graphs such as their elements (vertices and edges), valence of each vertex, types of walk, isomorphism and operations with graphs. From this, we present the concept of connectedness so that the reader can recognize a connected or disconnected graph, the definitions of trees and forests as well as their properties. Familiar with these concepts, we then insert the concept of minimal 2 − edge − connected graphs. Using the rigor of mathematics, we test by induction the equation that brings us to the lowest lower bound of vertices of degree 2 in a minimal 2 − edge − connected graph. At this point, we are faced with an inconsistency. We found a case where the minimality of the graph was not observed but, however, the effectiveness of the equation was not compromised. After that, for the modeling of graphs, we use programs and software such as geogebra, google maps and Lucidchart, the latter specific for the assembly of network systems. We also cite the use of concrete materials such as the Geoplane that consists of a platform with pins and alloys, completely manipulable that were used in the application of a playful activity with 32 students of high school / technical in logistics which helped us in the didactic question, enabling a greater interaction between the people involved in the construction process. The proposal to involve them in this activity of obtaining a viable connection system applicable in their logistics projects generated interesting results and questions that aroused their desire to delve deeper into the theme.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2020-03-12T13:00:52Z No. of bitstreams: 1 Jose Ivan Dultra Junior.pdf: 3297102 bytes, checksum: 2d030b8b5ddbdde075145cd5bb717d5a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-12T13:00:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jose Ivan Dultra Junior.pdf: 3297102 bytes, checksum: 2d030b8b5ddbdde075145cd5bb717d5a (MD5) Previous issue date: 2019-04-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeoria dos grafospor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectGeoplanopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO menor limite inferior de vértices de grau 2 para um grafo minimal 2-aresta-conexopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

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