Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorALVES, Delba Costa da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9297520759205336por
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Ross Alves do-
dc.contributor.referee1IGNÁCIO, Rogério da Silva-
dc.contributor.referee2MELO, Severino Barros de-
dc.date.accessioned2020-03-12T12:09:53Z-
dc.date.issued2019-05-16-
dc.identifier.citationALVES, Delba Costa da Silva. Fractais : uma ferramenta no ensino médio. 2019. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8463-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de análise da geometria fractal associada aos conceitos de progressões e representação da noção de função, especificamente na aplicação de saberes obtidos em aprendizagens em sala de aula. A proposta foi construída a partir de uma sequência de três atividades, que foi aplicada em uma turma de 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Buscamos investigar se os estudantes trabalhando atividades baseadas em geometria fractal, especificamente, o Triângulo de Sierpinski, procuram por investigação de padrões e de escrita matemática baseada em saberes de progressões aritméticas e geométricas e sobre o conceito de funções.por
dc.description.abstractThis work presents a proposal of analysis of the fractal geometry associated to the concepts of progressions and representation of the notion of function, specifically in the application of knowledge obtained in learning in the classroom. The proposal was constructed from a sequence of three activities, which was applied in a second year high school class of a state public school. We seek to investigate whether students working in activities based on fractal geometry, specifically the Sierpinski Triangle, seek to investigate patterns and mathematical writing based on arithmetic and geometric progression knowledge and on the concept of functions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2020-03-12T12:09:53Z No. of bitstreams: 1 Delba Costa da Silva Alves.pdf: 1774576 bytes, checksum: 62d8c2ff014a01dbee9b547e215c7362 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-12T12:09:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Delba Costa da Silva Alves.pdf: 1774576 bytes, checksum: 62d8c2ff014a01dbee9b547e215c7362 (MD5) Previous issue date: 2019-05-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometria fractalpor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleFractais : uma ferramenta no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Delba Costa da Silva Alves.pdfDocumento principal1,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.