???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8463
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fractais : uma ferramenta no ensino médio
Autor: ALVES, Delba Costa da Silva 
Primeiro orientador: NASCIMENTO, Ross Alves do
Primeiro membro da banca: IGNÁCIO, Rogério da Silva
Segundo membro da banca: MELO, Severino Barros de
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de análise da geometria fractal associada aos conceitos de progressões e representação da noção de função, especificamente na aplicação de saberes obtidos em aprendizagens em sala de aula. A proposta foi construída a partir de uma sequência de três atividades, que foi aplicada em uma turma de 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. Buscamos investigar se os estudantes trabalhando atividades baseadas em geometria fractal, especificamente, o Triângulo de Sierpinski, procuram por investigação de padrões e de escrita matemática baseada em saberes de progressões aritméticas e geométricas e sobre o conceito de funções.
Abstract: This work presents a proposal of analysis of the fractal geometry associated to the concepts of progressions and representation of the notion of function, specifically in the application of knowledge obtained in learning in the classroom. The proposal was constructed from a sequence of three activities, which was applied in a second year high school class of a state public school. We seek to investigate whether students working in activities based on fractal geometry, specifically the Sierpinski Triangle, seek to investigate patterns and mathematical writing based on arithmetic and geometric progression knowledge and on the concept of functions.
Palavras-chave: Geometria fractal
Ensino de matemática
Ensino médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)
Citação: ALVES, Delba Costa da Silva. Fractais : uma ferramenta no ensino médio. 2019. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8463
Data de defesa: 16-May-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Delba Costa da Silva Alves.pdfDocumento principal1,73 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.