Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCUNHA, Thiago Andrade Lins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3383482621246943por
dc.contributor.advisor1BARBOZA, Eudes Mendes-
dc.contributor.referee1MAIA, Mariana de Brito-
dc.contributor.referee2SILVA, José Deibsom da-
dc.date.accessioned2020-03-12T12:00:04Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationCUNHA, Thiago Andrade Lins. Aritmética na OBMEP : Uma análise de questões da primeira fase do nível 3. 2019. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8462-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) com ênfase em aritmética, sugerindo alguns procedimentos didáticos e comentários complementares para servir de apoio na elaboração de um material que poderá ser aproveitado para possíveis e futuras formações dada aos professores do Ensino Médio, podendo também servir a estudantes que pretendem participar de Olimpíadas de Matemática. Ao ler esse material completo e fazendo algumas adaptações coerentes, o professor poderá aproveitar essa seleção de questões analisadas numa avaliação em grupo com resolução de problemas em sala de aula. Para isso, foram filtradas e solucionadas as questões de aritmética do nível 3, presentes na OBMEP do ano de 2005 até 2018 com o objetivo de facilitar o trabalho de quem for pesquisar um material de estudos sobre aritmética que atualmente na base curricular do Ensino Básico é conhecida como "Números e operações".por
dc.description.abstractThis work has as main objective to analyze questions of the OBMEP with an emphasis on arithmetic, to serve of support the elaboration of a material that can be used for possible and future formations given to the teachers of the High School, so that this also serves for students who intend to participate in the Brazilian Mathematical Olympiad. By reading this complete material and making some coherent adaptations, the teacher can take advantage of this selection of issues analyzed in a group assessment with problem solving in the classroom. For this, all questions of arithmetic were filtered and solved present in the Brazilian Mathematics Olympiad of the Public Schools-OBMEP from 2005 to 2018 with the purpose of facilitating the work of those who are researching a study material on arithmetic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2020-03-12T12:00:04Z No. of bitstreams: 1 Thiago Andrade Lins Cunha.pdf: 1639161 bytes, checksum: 8130806ecae0d93b37866bb60c0960a1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-12T12:00:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thiago Andrade Lins Cunha.pdf: 1639161 bytes, checksum: 8130806ecae0d93b37866bb60c0960a1 (MD5) Previous issue date: 2019-06-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAritméticapor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProfessor de matemáticapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleAritmética na OBMEP : Uma análise de questões da primeira fase do nível 3por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thiago Andrade Lins Cunha.pdfDocumento principal1,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.