Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBEZERRA FILHO, Elizeu Odilon-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0704800598095070por
dc.contributor.advisor1ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Melo-
dc.contributor.referee1PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos-
dc.contributor.referee2MELO, Severino Barros de-
dc.date.accessioned2020-03-12T11:48:29Z-
dc.date.issued2019-09-13-
dc.identifier.citationBEZERRA FILHO, Elizeu Odilon. Educação matemática crítica : uma sequência didática para o ensino de matemática e educação financeira a partir do tema Inflação. 2019. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8461-
dc.description.resumoEste trabalho de dissertação foi realizado no Programa de Mestrado Profissional em Matemática´em Rede Nacional – PROFMAT, UFRPE, Campus Recife (PE). Nele buscamos desenvolver em uma sala de aula do Ensino Médio uma sequência didática voltada para o ensino de Matemática Financeira e Educação Financeira a partir do tema Inflação. O trabalho traz a relação entre Matemática Financeira (MF) e Educação Financeira (EF), e também faz considerações desses temas nas orientações curriculares como os PCNS e a nova BNCC. Faz-se ainda uma breve explanação sobre conteúdos de MF que foram tratados nas atividades, além de apresentar questões ligadas a inflação que foi o tema motivador da maior parte das atividades. Usamos como suporte teóricometodológico as concepções de Educação Matemática Crítica defendida por Ole Skovsmose, principalmente o de dar significado aos conteúdos tratados em sala de aula. A sequência didática foi aplicada com alunos do 3o ano do ensino médio de uma escola estadual da Paraiba, sendo organizada em cinco etapas: 1. Inflação – causas e consequências; 2. Inflação no Brasil; 3.A inflação e o salário-mínimo; 4. Cesta básica, salário-mínimo e inflação e 5. Avaliação. Entendemos que de fato a Educação Financeira pode e deve ser explorada em sala de aula visando não só o aprendizado dos conhecimento matemáticos mas principalmente contribuindo para a formação de um cidadão crítico, que seja capaz de usar a matemática para entender situações no seu contexto social, refletir e tomar decisões.por
dc.description.abstractThis dissertation work was carried out in the Professional Master Program in National Network Mathematics - PROFMAT, UFRPE, Campus Recife (PE). In it we seek develop in a high school classroom a didactic sequence aimed at the teaching of Financial Mathematics and Financial Education from the theme Inflation. O work brings the relationship between Financial Mathematics (MF) and Financial Education (EF), and also makes considerations of these themes in curriculum guidelines such as the PCNS and the new BNCC. There is also a brief explanation about MF contents that were treated in the activities, besides presenting questions related to inflation that was the theme motivator of most activities.We use as theoretical and methodological support the Critical Mathematical Education conceptions defended by Ole Skovsmose, mainly to give meaning to the contents treated in the classroom. The didactic sequence was applied to students of the 3rd year of high school of a state school of Paraiba, being organized in five stages: 1. Inflation - causes and consequences; 2. Inflation in Brazil; 3. Inflation and the minimum wage; 4. Basic basket, minimum wage and inflation and 5. Evaluation. We believe that at the end of the didactic sequence significant improvements can be noted in the most of the students who participated in the activities learned. Understanding that in fact Financial Education can and should be explored in the classroom aiming at only the learning of mathematical knowledge but mainly contributing to the formation of a critical citizen who is able to use mathematics to understand situations in their social context, reflect and make decisions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2020-03-12T11:48:29Z No. of bitstreams: 1 Elizeu Odilon Bezerra Filho.pdf: 7604051 bytes, checksum: 4421cf619c24b80a85bf3da46dfeac4c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-12T11:48:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elizeu Odilon Bezerra Filho.pdf: 7604051 bytes, checksum: 4421cf619c24b80a85bf3da46dfeac4c (MD5) Previous issue date: 2019-09-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectSequência didáticapor
dc.subjectInflaçãopor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleEducação matemática crítica : uma sequência didática para o ensino de matemática e educação financeira a partir do tema Inflaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elizeu Odilon Bezerra Filho.pdfDocumento principal7,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.