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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação matemática crítica : uma sequência didática para o ensino de matemática e educação financeira a partir do tema Inflação
Autor: BEZERRA FILHO, Elizeu Odilon 
Primeiro orientador: ESPÍNDOLA, Elisângela Bastos de Melo
Primeiro membro da banca: PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos
Segundo membro da banca: MELO, Severino Barros de
Resumo: Este trabalho de dissertação foi realizado no Programa de Mestrado Profissional em Matemática´em Rede Nacional – PROFMAT, UFRPE, Campus Recife (PE). Nele buscamos desenvolver em uma sala de aula do Ensino Médio uma sequência didática voltada para o ensino de Matemática Financeira e Educação Financeira a partir do tema Inflação. O trabalho traz a relação entre Matemática Financeira (MF) e Educação Financeira (EF), e também faz considerações desses temas nas orientações curriculares como os PCNS e a nova BNCC. Faz-se ainda uma breve explanação sobre conteúdos de MF que foram tratados nas atividades, além de apresentar questões ligadas a inflação que foi o tema motivador da maior parte das atividades. Usamos como suporte teóricometodológico as concepções de Educação Matemática Crítica defendida por Ole Skovsmose, principalmente o de dar significado aos conteúdos tratados em sala de aula. A sequência didática foi aplicada com alunos do 3o ano do ensino médio de uma escola estadual da Paraiba, sendo organizada em cinco etapas: 1. Inflação – causas e consequências; 2. Inflação no Brasil; 3.A inflação e o salário-mínimo; 4. Cesta básica, salário-mínimo e inflação e 5. Avaliação. Entendemos que de fato a Educação Financeira pode e deve ser explorada em sala de aula visando não só o aprendizado dos conhecimento matemáticos mas principalmente contribuindo para a formação de um cidadão crítico, que seja capaz de usar a matemática para entender situações no seu contexto social, refletir e tomar decisões.
Abstract: This dissertation work was carried out in the Professional Master Program in National Network Mathematics - PROFMAT, UFRPE, Campus Recife (PE). In it we seek develop in a high school classroom a didactic sequence aimed at the teaching of Financial Mathematics and Financial Education from the theme Inflation. O work brings the relationship between Financial Mathematics (MF) and Financial Education (EF), and also makes considerations of these themes in curriculum guidelines such as the PCNS and the new BNCC. There is also a brief explanation about MF contents that were treated in the activities, besides presenting questions related to inflation that was the theme motivator of most activities.We use as theoretical and methodological support the Critical Mathematical Education conceptions defended by Ole Skovsmose, mainly to give meaning to the contents treated in the classroom. The didactic sequence was applied to students of the 3rd year of high school of a state school of Paraiba, being organized in five stages: 1. Inflation - causes and consequences; 2. Inflation in Brazil; 3. Inflation and the minimum wage; 4. Basic basket, minimum wage and inflation and 5. Evaluation. We believe that at the end of the didactic sequence significant improvements can be noted in the most of the students who participated in the activities learned. Understanding that in fact Financial Education can and should be explored in the classroom aiming at only the learning of mathematical knowledge but mainly contributing to the formation of a critical citizen who is able to use mathematics to understand situations in their social context, reflect and make decisions.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Educação financeira
Sequência didática
Inflação
Matemática financeira
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)
Citação: BEZERRA FILHO, Elizeu Odilon. Educação matemática crítica : uma sequência didática para o ensino de matemática e educação financeira a partir do tema Inflação. 2019. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8461
Data de defesa: 13-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

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