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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma proposta de intervenção com a ressignificação das atividades da olimpíada de língua portuguesa escrevendo o futuro : a apreensão da literariedade do gênero crônica à guisa do letramento literário
Autor: BARBOSA, José Emerson de Barros 
Primeiro orientador: CORTEZ, Marcia Felix da Silva
Primeiro membro da banca: CAVALCANTI, Maria Clara Catanho
Segundo membro da banca: FERNANDES, Carlos Eduardo Albuquerque
Resumo: Um Ensino de Literatura baseado em práticas de leitura e escritura de textos literários, com foco em sua literariedade, constitui o princípio e o propósito do Letramento Literário. À vista disso, esta Dissertação de Mestrado Profissional em Letras promove uma discussão sobre como a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - OLPEF - pode melhorar o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita de textos no Ensino Fundamental e, simultaneamente, favorecer um Ensino de Literatura significativo. Em razão dessas reflexões, sugere-se uma Proposta de Intervenção que visa a ressignificação das atividades da própria OLPEF para a apreensão da literariedade do Gênero Crônica, à guisa do Letramento Literário. A motivação para a realização da pesquisa se dá pelo fato de que há uma lacuna bastante considerável envolvendo esta OLPEF: apesar da maioria dos Gêneros Discursivos/ Textuais serem da Literatura, o trabalho com os textos literários não é evidenciado nem explorado em todas suas potencialidades possíveis. Por isso, o objetivo geral analisa como as estratégias didáticas da OLPEF podem favorecer o Letramento Literário no Ensino de Literatura. A proposição norteadora da pesquisa avalia como a OLPEF fornece subsídios para a melhoria dos eixos de leitura e escrita dos estudantes envolvidos no processo e verifica como o Letramento Literário pode, concomitantemente, ser promovido. Para isso, propõe-se uma ressignificação das atividades de oralidade, leitura, escuta, interpretação, análise, escrita, releitura e reescrita do Gênero Crônica, desenvolvidas no interior das Oficinas que compõem a Sequência Didática da OLPEF, tomando como fundamento as concepções e perspectivas do Letramento Literário, princípio que aborda o texto em sua literariedade. Assim, a orientação metodológica é de natureza qualitativa aplicada, com abordagem intervencionista e propositiva, e foi ancorada pela aplicação das Oficinas, que compõem a OLPEF, em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, numa Escola Pública de Campo, no município de Garanhuns/PE, lançando-se a ressignificação das atividades e, ao final, sendo os dados coletados, analisados, interpretados e discutidos, tendo como princípio e propósito um Ensino de Literatura significativo e plural. O Referencial Teórico/Crítico desta pesquisa é composto principalmente pelas ideias de Bakhtin (1997), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Antunes (2003, 2006, 2009, 2010, 2012, 2016), Koch e Elias (2009), Paulino e Cosson (2009), Dolz, Gagnon e Decândio (2010), Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013), Barbosa (2014, 2015), Dolz (2016), Cosson (2010, 2011, 2016) e Laginestra e Pereira (2016), autores que desvelam reflexões, de modo mais geral, em relação ao Ensino de Literatura, e de modo mais específico, levando em consideração a leitura e a formação do leitor crítico, a escrita e o acesso à sociedade letrada, o Gênero Crônica e a contribuição do Letramento Literário, além de discutir sobre o dispositivo metodológico Sequência Didática, que perpassa a OLPEF, respaldado pela abordagem do interacionismo sociodiscursivo. Como resultado, percebeu-se que a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um recurso didático que, além de interferir positivamente no processo de leitura e de escritura do texto literário, é capaz de contribuir para a apreensão da literariedade do Gênero Crônica à guisa do Letramento Literário, o que foi comprovado mediante a Proposta de Intervenção.
Abstract: A Literature Teaching based on practices of reading and writing of literary texts, focusing on their literary nature, constitutes the principle and purpose of Literary Literacy. In view of this, this Professional Master's Dissertation in Languages promotes a discussion about how can the Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - OLPEF (Portuguese Language Olympiad Writing the Future) - improve the teaching and learning of reading and writing of texts in Elementary School and, simultaneously, favor for an effective Literature Teaching. Because of these reflections, it is suggested a Proposal of Intervention that aims at re-signifying the activities of the OLPEF itself for the apprehension of the literary nature of the Chronic Gender, according to Literary Literature. The motivation for the research is given by the fact that there is a considerable gap involving this OLPEF: although most of the Discursive/Textual Genders are of Literature, the work with literary texts is not evidenced nor exploited in all its potentialities. Therefore, the general objective analyzes how the didactic strategies of the OLPEF can favor Literature Literacy in Literature Teaching. The guiding proposition of the research evaluates how the OLPEF provides subsidies for the improvement of the reading and writing axes of the students involved in the process and verifies how the Literary Literature can, at the same time, be promoted. To that end, it is proposed a re-signification of the oral, reading, listening, interpretation, analysis, writing, re-reading and rewriting activities of the Chronic Gender developed within the Workshops that make up the Didactic Sequence of OLPEF, based on the conceptions and perspectives of Literary Letting, principle that approaches the text in its literariness. Thus, the methodological orientation is of an applied qualitative nature, with an interventionist and propositional approach, and was anchored by the application of the Workshops, which make up the OLPEF, in a ninth grade class of Elementary School, in a Public School from rural zone, in the municipality of Garanhuns, Pernambuco State, with the re-signification of the activities and, finally, the date collected, analyzed, interpreted and discussed, having as principle and purpose a significant and plural Literature Teaching. The theoretical/critical referential of this research is composed mainly by the ideas of Bakhtin (1997), Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), Antunes (2003, 2006, 2009, 2010, 2012, 2016), Koch and Elias (2009), Paulino and Cosson (2009), Dolz, Gagnon and Decândio (2010), Dalvi, Rezende and Jover-Faleiros (2013), Barbosa (2014, 2015), Dolz (2016), Cosson (2010, 2011, 2016) and Laginestra and Pereira (2016), authors who reveal reflections, more generally, in relation to Literature Teaching, and more specifically, taking into account the reading and the formation of the critical reader, writing and access to literate society, Chronic Gender and the contribution of the Literary Literature, besides discussing the methodological device Didactic Sequence, which runs through the OLPEF, supported by the social and discursive interactionism approach. As a result, it was realized that the Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro is a didactic resource that, in addition to positively interfering with the process of reading and writing the literary text, is capable of contributing to the apprehension of the literaryness of the Chronic Gender in the guise of Literary Literature, which was proven through the Intervention Proposal.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Letramento literário
Ensino de literatura
Olimpíada de língua portuguesa
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: BARBOSA, José Emerson de Barros. Uma proposta de intervenção com a ressignificação das atividades da olimpíada de língua portuguesa escrevendo o futuro : a apreensão da literariedade do gênero crônica à guisa do letramento literário. 2019. 219 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8444
Data de defesa: 15-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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