Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8443
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção escrita e ortografia : uma proposta de atividade para o 7º ano do ensino fundamental
Autor: SILVA, Williams Siqueira da 
Primeiro orientador: GOMES, Juliene da Silva Barros
Primeiro membro da banca: LIMA, Gustavo Henrique da Silva
Segundo membro da banca: SILVA, Eudes dos Santos
Resumo: O presente trabalho traz reflexões acerca do ensino de ortografia no eixo da nálise linguística com o objetivo de desenvolver uma proposta de trabalho com a ortografia por meio de uma sequência didática com o gênero carta pessoal, como forma de melhorar a produção escrita e a relação entre ensino de texto e ensino de análise linguística nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola Pública Municipal no município de Iguaracy – PE. O suporte teórico que fundamentou nosso estudo dialoga com as implicações acerca do ensino da produção textual escrita presentes nas obras de Celso e Carvalho (2015), Coelho e Palomanes (2016) e Guedes (2009); quanto às abordagens sobre o ensino da ortografia no português brasileiro buscamos referências em Nóbrega (2013) e Henriques (2015); no que concerne aos aspectos do ensino de Língua Portuguesa buscamos embasamento nos estudos de Marcuschi (2008), Geraldi (2006) e no PCN de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa (PRODANOV, 2013) do tipo pesquisa-ação, na qual se pode constituir dois Corpus de análise: um Corpus ampliado de 22 textos para análise quantitativa; e um Corpus restrito a uma amostra de 10 produções iniciais e 10 produções finais para análise qualitativa, que possibilitaram analisar a composição do gênero e os tipos de erros ortográficos propostos por Nóbrega (2013). Isso tornou possível não só uma identificação geral da natureza dos erros ortográficos, mas um detalhamento pormenorizado com a identificação de tópicos específicos a cada categoria encontrados nas produções dos alunos. Comparando as produções iniciais e as finais, foi possível identificar que as produções textuais dos sujeitos colaboradores da pesquisa apresentaram maior recorrência de erros nas categorias gerais (Acentuação gráfica e interferência da fala), o que sinaliza a grande influência da fala na escrita bem como o desconhecimento das sílabas tônicas nas palavras. Foi possível detectar uma melhoria significativa dos erros ortográficos detectados na produção final, se comparada à produção inicial. Tais resultados respaldam a metodologia desenvolvida.
Abstract: The present work reflects on the teaching of orthography in the axis of linguistic analysis with the objective of developing a proposal of work with an orthography through a didactic sequence with the gender personal letter, as a way to improve written production and the relation between teaching of text and teaching of linguistic analysis in the final years of Elementary School of a Municipal Public School in the municipality of Iguaracy – PE. The theoretical support that underlies our study dialogues with the implications on the teaching of written textual production present in the works of Celso and Carvalho (2015), Coelho and Palomanes (2016) and Guedes (2009); as to the approaches on the teaching of orthography in Brazilian Portughese, we seek references in Nórega (2013) and Henriques (2015); in what concerns the aspects of Portughese language teaching we seek to base the studies of Marcuschi (2008), Geraldi (2006) and the Portughese Language NCP. It is a quantitative-qualitative research (PRODANOV, 2013) of the sesearch-action type, in which two corpus of analysis can be constituted: an expaned Corpus of 22 texts for quantitative analysis; and a Corpus restricted to a sample of 10 initial productions and 10 final productions for qualitative analysis, which made it possible to analyze the composition of the gender and types of orthographic wrongs proposed by Nobrega (2013). This made possible not onlu a general identification of the nature os spelling mistakes, but also a detailed breakdown with the identification of specific topics for each category found in student productions. Comparing the initial and final productions, it was possible to identify that the textual productions of the subjects collaborating in the research presented a greater recurrence of wrongs in the general categories (Graphical accentuation an speech interference) which indicates the great influence of the speech in the writing as well as the ignorance of tonic syllables in words. It was possible to detect a significant improvement of the orthography wrongs detected in the final production, when compared to the initial production. These results support the methodology developed.
Palavras-chave: Ortografia
Produção textual
Ensino fundamental
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: SILVA, Williams Siqueira da. Produção escrita e ortografia : uma proposta de atividade para o 7º ano do ensino fundamental. 2019. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8443
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Williams Siqueira da Silva.pdfDocumento principal3,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.