Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8442
Tipo do documento: Dissertação
Título: A leitura em perspectiva transdisciplinar : uma proposta com os descritores do SAEPE para a educação de jovens e adultos
Autor: BOTELHO, Carla Patricia Roldão de Araujo
Primeiro orientador: GOMES, Juliene da Silva Barros
Primeiro membro da banca: SANTOS, Eudes da Silva
Segundo membro da banca: CAVALCANTE, Maria José Gomes
Resumo: Esta dissertação tem como tema-título A leitura em perspectiva transdisciplinar: uma proposta com os descritores do SAEPE para a Educação de Jovens e Adultos, buscamos analisar como tem sido trabalhada a questão da leitura nas disciplinas de matemática, ciências, história e geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos, já que, de acordo com os documentos oficiais, não é somente competência da Língua Portuguesa o trabalho com o desenvolvimento da leitura e de formação de leitores proficientes, mas de todas as disciplinas que compõem as áreas do conhecimento, uma vez que a função do texto é uma questão eminentemente social, relacional. Desta forma, realizaremos o presente trabalho á luz dos aportes teóricos da Linguística, da Linguística Aplicada, dos estudos de Transdisciplinaridade e nos fundamentos e normatizações preconizadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Para tanto, na metodologia de base qualitativa (MINAYO, 2008), foi realizada a priori uma pesquisa bibliográfica com análise do livro didático integrado da Educação de Jovens e Adultos – EJA Moderna - que nos possibilitou planejarmos um questionário para identificarmos quais os conhecimentos que os participantes/professores apresentavam referente às questões de leitura em cada disciplina e, diante desses dados, planejamos como intervenção, oficinas pedagógicas para auxiliar os professores no desenvolvimento de um trabalho transdisciplinar com os descritores de leitura. Os resultados mostram que o Livro Didático Integrado possibilita e necessita um trabalho com a concepção interacionista de leitura – o que ainda não se mostra suficientemente desenvolvido no corpus analisado. Os questionários mostram que os professores, embora sintonizados com o discurso dos PCN, demonstram carências no domínio dos conteúdos. No que se refere às oficinas, houve um sutil, embora visível, avanço com relação a tal questão. Decerto que a pesquisa demonstrou ser viável a realização do trabalho transdisciplinar com os descritores de leitura bem como a relevância de estudos dessa netureza para auxiliar os professores no desenvolvimento da proficiência leitora de seus estudantes.
Abstract: This dissertation has as its title theme A reading in transdisciplinary perspective: a proposal with the descriptors of SAEPE for Youth and Adult Education, sought how he worked on reading in the subjects of mathematics, science, history and geography in the context. Youth and Adult Education, since, according to the official documents, it is not only the domain of the Portuguese Language that works with the development of reading and the formation of proficient readers, but also of all the subjects that compose them as areas of knowledge. , since a function of the text is an eminently social, relational question. Thus, the present work is carried out in the light of the theoretical contributions of Linguistics, Applied Linguistics, Transdisciplinarity studies and the foundations and standards provided for the National Curriculum Parameters (PCN). Qualitative methodology (MINAYO, 2008), a bibliographic research was performed a priori with the analysis of the integrated textbook of Youth and Adult Education - Modern EJA - which allowed us to conduct a questionnaire to identify which knowledge the Participants / architects oriented reading tasks in relation to the data they develop, how they work, pedagogical workshops to assist teachers in developing transdisciplinary work with reading descriptors. The results show that the Textbook is already available and it is necessary to work with the concept of reading - which is not yet seen in the corpus analyzed. The questionnaires shows that the doc, although in tune with the speech of the NCPs, demonstrate deficiencies in the domain of content. With regard to the workshops, there has been a subtle, though visible, advance on this issue. Surely that research has proven to be feasible for a transdisciplinary task with reading descriptors as well as the economics of neture studies to assist in the development of their students' reading proficiency.
Palavras-chave: Leitura
Transdisciplinaridade
Educação de jovens e adultos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: BOTELHO, Carla Patricia Roldão de Araujo. A leitura em perspectiva transdisciplinar : uma proposta com os descritores do SAEPE para a educação de jovens e adultos. 2019. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8442
Data de defesa: 21-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Patricia Roldao de Araujo Botelho.pdfDocumento principal6,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.