Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8410
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Graziany Santiago Amorim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7379335184841948por
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE, José de Lima-
dc.contributor.referee1MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de-
dc.contributor.referee2MORAIS, Márcio Aurélio Carvalho de-
dc.date.accessioned2019-12-06T13:53:23Z-
dc.date.issued2019-06-10-
dc.identifier.citationARAÚJO, Graziany Santiago Amorim. A educação a distância e a formação de recursos humanos em uma instituição de ensino superior privada no município de Timon - MA. 2019. 144 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8410-
dc.description.resumoAs exigências atuais do mundo do trabalho, o acirramento competitivo entre as empresas e instituições e ainda o avanço da tecnologia da informação e comunicação são aspectos que norteiam o avanço da EaD em ambientes corporativos. Diante do exposto, esta pesquisa possui como objetivo primário, investigar no âmbito da formação continuada de recursos humanos em ambientes corporativos, como a Educação a Distância pode contribuir para a capacitação de funcionários técnico-administrativos do Instituto de Ensino Superior Múltiplo – IESM localizado na cidade de Timon – MA. Diante deste cenário a estratégia da EaD se apresenta como uma ferramenta apropriada e oportuna para a viabilização de treinamentos/capacitações de maneira continuada destinada aos colaboradores de nível técnico-administrativo por suas características de alcance, flexibilidade, autonomia e custos competitivos, sobretudo, em tempos de crise econômica. O aporte teórico utilizado para a elaboração deste estudo priorizou os seguintes conteúdos: Formação profissional em organizações corporativas; Educação Corporativa; Aprendizagem organizacional e o desenvolvimento de competências; A educação à distância como metodologia mediadora na formação de competências profissionais; Metodologias, recursos e práticas pedagógicas da EaD na educação corporativa; Mensuração e indicadores de resultados para a Educação corporativa a distância; Modelos tradicionais de avaliação dos resultados em Educação Corporativa e considerações sobre definição de critérios e indicadores de desempenho. Esta pesquisa quanto a abordagem foi caracterizada como qualitativa, sendo descritiva quanto à definição dos objetivos e quanto aos procedimentos metodológicos e técnicos, bibliográfica e de pesquisa de campo. Foram utilizados três questionários e a análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como instrumentos de coleta de dados. Os questionários foram aplicados aos técnicos administrativos, as questões foram analisadas com base no procedimento de triangulação dos dados. Os resultados encontrados denotam que os técnicos administrativos possuem em sua maioria acesso a rede mundial de computadores, entendem ser necessária a formação continuada, já fizeram em sua maioria pelo menos um curso em EaD, sendo, portanto, favoráveis para que sejam disponibilizadas aos mesmos, capacitações futuras utilizando a modalidade EaD. Os resultados ainda denotam que os indicadores de desempenho segundo Kirkpatrick (2010) através da EaD foram satisfatórios, onde se observou uma performance positiva para estes funcionários quanto a assimilação de novos conhecimentos viabilizados pela EaD. Foi possível ainda identificar algumas das necessidades e percepções dos empregados quanto a capacitações. Por fim, ratificou-se a necessidade da criação de um curso de capacitação focado no desenvolvimento de competências através modalidade EaD.por
dc.description.abstractThe current demands of the world of work, the increased competition between companies and institutions, and the advancement of information and communication technology are aspects that guide the advancement of distance education in corporate environments. Given the above, this research has as its primary objective, investigate in the context of continuing training of human resources in corporate environments, such as Distance Education can contribute to the training of technical-administrative employees of the Institute of Multiple Higher Education - IESM located in the city of Timon - MA. Faced with this scenario, the distance education strategy is presented as an appropriate and timely tool for the continuous viability of training aimed at technical-administrative level employees due to its characteristics of reach, flexibility, autonomy and competitive costs, especially at times. of economic crisis. The theoretical support used for the preparation of this study prioritized the following contents: Professional training in corporate organizations; Corporative education; Organizational learning and skills development; Distance education as a mediating methodology in the formation of professional skills; Distance education methodologies, resources and pedagogical practices in corporate education; Measurement and result indicators for corporate distance education; Traditional models of evaluation of results in Corporate Education and considerations on definition of criteria and performance indicators. This research approach was characterized as qualitative, being descriptive as to the definition of objectives and the methodological and technical procedures, bibliographic and field research. Three questionnaires and the documentary analysis of the Institutional Development Plan (PDI) were used as data collection instruments. The questionnaires were applied to the administrative technicians, the questions were analyzed based on the data triangulation procedure. The results show that most of the administrative technicians have access to the world wide web, they understand the need for continuing education, they have already done at least one course in distance education, and are, therefore, favorable to make them available, future training using the distance education modality. The results also show that the performance indicators according to Kirkpatrick (2010) through distance education were satisfactory, where we observed a positive performance for these employees regarding the assimilation of new knowledge made possible by distance education. It was also possible to identify some of the employees needs and perceptions regarding training. Finally, the need to create a training course focused on skills development through distance education was confirmed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-12-06T13:53:23Z No. of bitstreams: 1 Graziany Santiago Amorim Araujo.pdf: 1349324 bytes, checksum: fad5cf9bac560bea9a2b886324068d32 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-12-06T13:53:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Graziany Santiago Amorim Araujo.pdf: 1349324 bytes, checksum: fad5cf9bac560bea9a2b886324068d32 (MD5) Previous issue date: 2019-06-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEducação corporativapor
dc.subjectCapacitação de pessoalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação a distância e a formação de recursos humanos em uma instituição de ensino superior privada no município de Timon - MApor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Graziany Santiago Amorim Araujo.pdfDocumento principal1,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.