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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e a contribuição da educação a distância na formação de gestores com responsabilidade socioambiental : um estudo de caso para gestores da Universidade Federal de Pernambuco
Autor: CARVALHO, Renato Luiz Vieira de 
Primeiro orientador: ALBUQUERQUE, José de Lima
Primeiro membro da banca: MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de
Segundo membro da banca: ALVES, José Luiz
Resumo: No passado, gestores eram resistentes a iniciativas de sensibilização que desejassem aliviar os impactos sócio-ambientais do rápido processo de produção. Atualmente, várias leis e normas visam ao desenvolvimento de características socioambientais, fortalecidas por programas que estimulam a disseminação e a implementação desses aspectos como uma responsabilidade organizacional. A inserção da definição de desenvolvimento sustentável estimulou mudanças na cultura da sociedade, que passou a aderir atitudes rotineiras que respeitam e se preocupam com o meio ambiente. O ensino a distância, como instrumento da educação corporativa, pode se tornar ferramenta importante para quebrar esse paradigma ao disseminar programas que estimulem o cuidado com o meio ambiente. No que tange à sensibilização e capacitação de pessoas, inserem-se as instituições públicas, especialmente as Instituições de Ensino Superior (IES), por serem detentoras de uma função fundamental no processo de mudança social em relação à sustentabilidade. Nessa linha de pensamento, torna-se objetivo principal desta pesquisa analisar o conhecimento e a percepção dos Gestores de Infraestrutura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) acerca do tema Gestão Pública Ambiental a partir dos eixos “Sensibilização e Capacitação” e “Construções Sustentáveis”, da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Adaptada ao perfil dos servidores públicos, essa capacitação buscará estimular neles atitudes que beneficiem os três pilares do desenvolvimento sustentável: o social, o econômico e o ambiental. Esta pesquisa teve o intuito de investigar quais as atitudes socioambientais vêm sendo aplicadas nas Gerências de Infraestrutura dos Centros Acadêmicos do campus Recife, da Universidade Federal de Pernambuco através de ações gerenciais e operacionais ligadas à estratégia para a sustentabilidade, à “sensibilização e capacitação dos servidores” e às “Construções Sustentáveis”, que são eixos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Assim, essa dissertação se apresenta como sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, de objetivo descritivo, realizada através de procedimentos bibliográficos e documentais, com pesquisa participativa, formando, dessa forma, um estudo de caso. A metodologia usada conteve uma pesquisa exploratória, com aplicação de questionários e observação direta. Embasado nos estudos realizados, mostra-se evidente, na instituição, que a questão ambiental é tratada como tema importante, estando formalmente aplicada na gestão estratégica, porém de modo embrionário.
Abstract: In the past, managers were resistant to awareness-raising initiatives that sought to alleviate the socio-environmental impacts of the rapid production process. Today, there are a series of laws and norms that seek to improve aspects related to the socio-environmental issue, as well as programs that seek to facilitate the implementation and dissemination of these spheres of organizational responsibility. Sustainable development has brought about changes in the way of acting, in the sense of adopting daily practices that show respect and concern for nature. The distance education, as an instrument of corporate education, can become an important tool to break this paradigm by disseminating programs that stimulate care with the environment. With regard to the sensitization and training of people, the public institutions, especially Higher Education Institutions (HEIs), are inserted because they have a fundamental role in the process of changing society regarding sustainability issues. In this line of thought, it becomes the main objective of this research is to analyze the knowledge and perception of the Infrastructure Managers of the Federal University of Pernambuco (UFPE) about the theme Public Environmental Management from the axes “Awareness and Training” and “Sustainable Constructions”, of the Environmental Agenda in Public Administration (A3P). Adapted to the profile of public servants, this training will seek to stimulate in them attitudes that benefit the three pillars of sustainable development: social, economic and environmental. This research intends to investigate which social and environmental attitudes have been applied in the Infrastructure Management of the Academic Centers of the Recife campus of the Universidade Federal de Pernambuco through management and operational actions related to the strategy for sustainability, "awareness and training of the servers" and "Sustainable Buildings", which are the axes of the Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). In a synthetic way, we present this work as a qualitative research, of an applied nature, with a descriptive objective through bibliographic procedures, documentaries with participatory research, thus constituting a case study. The methodology will contain an exploratory research, with application of questionnaires and direct observation. Based on studies, it is evident in the institution that environmental issues are treated as important, being formally fulfilled in the management of the strategy, but in an embryonic way.
Palavras-chave: Administração pública
Sustentabilidade
Gestor público
Agenda ambiental
Educação a distância
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: CARVALHO, Renato Luiz Vieira de. A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e a contribuição da educação a distância na formação de gestores com responsabilidade socioambiental : um estudo de caso para gestores da Universidade Federal de Pernambuco. 2019. 141 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8409
Data de defesa: 26-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

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