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Tipo do documento: Dissertação
Título: Do campo para o mundo : as aprendizagens dos jovens de áreas rurais da UFRPE a partir do Programa Ciências sem Fronteiras
Autor: MOTA FILHO, José Henrique Cavalcanti 
Primeiro orientador: COSTA, Maria Aparecida Tenório Salvador da
Primeiro membro da banca: LEITÃO, Maria do Rosário de Fátima Andrade
Segundo membro da banca: CARMO, Erinaldo Ferreira do
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise da trajetória de jovens rurais que estudaram na Universidade Federal Rural de Pernambuco e que participaram do programa Ciências sem Fronteiras, política pública que possibilitou a estes estudantes uma experiência acadêmica no exterior. Desde o programa de expansão e interiorização das universidades públicas, estes jovens oriundos de contextos rurais passaram a ter mais acesso ao ensino superior e a outras políticas públicas de permanência nesta modalidade de ensino. Depois das políticas que permitiram o acesso, vieram as políticas de qualificar o ensino e, dentre elas o Programa Ciências sem Fronteiras, a partir da ideia de internacionalização da educação brasileira. A formação do conhecimento é um campo contínuo e que, em dado momento, retorna benefícios e dentro desta ideia buscam-se ações de desenvolvimento local em prol da comunidade da qual estes jovens são oriundos. Neste contexto, a UFRPE surge como espaço de agregação de conhecimento e de oportunidade de uma educação de qualidade e durante sua plena vigência entre os anos de 2011 e 2015 levou estudantes a todos os continentes do planeta, nas mais diversas experiências acadêmicas, pessoais e culturais. Para compreender este fenômeno social foi elaborada uma metodologia de apreensão de dados com base na análise documental e em entrevistas semiestruturadas. Como metodologia de exame dos dados coletados foi utilizada a Análise de Discurso, alicerçada nos estudos de Michel Peucheux (1997), Eni Orlandi (2009) e Michel Foucault (2005). O campo teórico integra os estudos sobre a juventude rural, à luz das pesquisas desenvolvidas por Elisa Guaraná Castro (2005), Maria José Carneiro (2007) e Pierre Bourdiueu (1995), relacionando estas teorias aos estudos sobre políticas públicas em educação desenvolvidos por Stephen Ball (2002) e Desenvolvimento Local por Paulo de Jesus (2003), Franco (1998) por analisar as atividades coletivas e a influência exercida nas comunidades rurais. Buscou-se ligar o campo conceitual ao universo no qual os estudantes estão inseridos, evidenciando suas raízes, o que estudam tanto no Brasil quanto no exterior e como tudo isso influencia sua formação acadêmica. Desse modo, o estudo buscou compreender as aprendizagens que foram determinantes para estes jovens rurais que tiveram a coragem de enfrentar uma experiência longe de casa. Dentre os achados, foram percebidos ganhos acadêmicos pela formação em duas instituições de ensino superior, ganhos pessoais e os primeiros passos de ações de Desenvolvimento Local.
Abstract: This work presents an analysis of the trajectory of rural youths who studied at the Federal Rural University of Pernambuco and who participated in the Sciences Without Borders program, public policy that enabled these students to have an academic experience abroad. Since the program of expansion and internalization of the public universities, these young people from rural contexts have come to have more access to higher education and other public policies of permanence in this modality of education. After the policies that allowed access, came the policies to qualify teaching and, among them, Sciences without Borders, based on the idea of internationalization of Brazilian education. The formation of knowledge is a continuous field and, at a given moment, returns benefits and within this idea seek local development actions in favor of the community from which these young people are born. In this context, UFRPE emerges as a space for aggregating knowledge and opportunity for quality education and during its full term between 2011 and 2015 has led students to all continents of the planet in the most diverse academic, personal and cultural experiences. In order to understand this social phenomenon, a data apprehension methodology was elaborated based on documental analysis and semi-structured interviews. As a methodology for examining the collected data, Discourse Analysis was used, based on studies by Michel Peucheux (1997), Eni Orlandi (2009) and Michel Foucault (2005). The theoretical field integrates the studies on rural youth, in the light of the researches developed by Elisa Guaraná Castro (2005), Maria José Carneiro (2007) and Pierre Bourdiueu (1995), relating these theories to the studies on public policies in education developed by Stephen Ball (2002) and Local Development by Paulo de Jesus (2003), Franco (1998) for analysing collective activities and influence in rural communities. We sought to connect the conceptual field to the universe in which the students are inserted, showing their roots, what they study both in Brazil and abroad and how all this influences their academic formation. Thus, the study sought to understand the learning that was decisive for these rural young people who had the courage to face an experience away from home. Among the findings, academic gains were realized through training in two higher education institutions, personal gains and the first steps of Local Development actions.
Palavras-chave: Juventude rural
Política pública
Programa Ciências sem Fronteiras
Área(s) do CNPq: AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local
Citação: MOTA FILHO, José Henrique Cavalcanti. Do campo para o mundo : as aprendizagens dos jovens de áreas rurais da UFRPE a partir do Programa Ciências sem Fronteiras. 2019. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8404
Data de defesa: 18-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local

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