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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensinar e aprender a história da ditadura civil-militar de 1964 : as narrativas de adolescentes-jovens no sertão alagoano
Autor: SILVA, Luiz Santos
Primeiro orientador: MIRANDA, Humberto da Silva
Resumo: Esta pesquisa buscou analisar as produções de narrativas de adolescentes-jovens sobre a ditadura civil-militar de 1964, numa escola pública no sertão de Alagoas. O tempo presente do momento político-social de tensões, rupturas e perdas profundas vivenciadas no seio da sociedade brasileira, no qual vários grupos vinculados a tendências ideológicas distintas disputam o presente, constitui-se também num palco de disputa do passado. Essas disputas discursivas no plano político, que se desdobram não invariavelmente em atos e bandeiras de posicionamentos sociais frente a construção de narrativas sobre o passado recente e traumático, a saber, a Ditadura brasileira, configuram-se no que a historiografia acertadamente chama de temas sensíveis. Todavia, verifica-se uma incisiva tendência propagandeada pelos diversos meios de informação e comunicação, de práticas discursivas que ambicionam amenizar, reduzir e, por vezes, apagar as marcas e traumas que a tortura e as violações dos direitos humanos causados pela ditadura. Nessa senda, o problema central proposto a ser discutido foi: como estes debates chegam aos bancos escolares da educação básica, e, sobretudo, como os adolescentes-jovens debatem essa questão? Assim sendo, teve-se como objetivo geral: investigar/compreender a consciência histórica de estudantes do ensino médio de uma escola pública no sertão alagoano sobre a ditadura militar de 1964. Os objetivos específicos foram: analisar as representações e silêncios acerca do tema ditadura militar brasileira na historiografia e nos materiais didáticos (livro didático), analisados neste estudo; debater as perspectivas teóricas e metodológicas contemporâneas sobre o ensino de história referentes ao golpe civil-militar; problematizar os estudantes frente ao tema do golpe de 1964; conhecer a realidade social, econômica, social e cultural dos estudantes do ensino médio no sertão de Alagoas, bem como a comunidade escolar a qual eles estão inseridos. A metodologia usada aqui foi a de ―análise de conteúdo‖, proposta pela pesquisadora francesa Laurence Bardin. Esse tipo de metodologia consiste em uma prática de pesquisa usada para descrever e interpretar o conteúdo de toda classe de documentos e textos. No nosso caso, utilizamos como fonte documental, os dados coletados através de questionários. Fundamentado pela teoria do conceito de consciência histórica de Jörn Rüsen, este trabalho procurou examinar os usos e não usos da história na vida prática de discentes da rede pública alagoana sertaneja. Com base nas narrativas destes educandos, examinou-se a cultura escolar, percorrendo os caminhos do ensinar e aprender a história da ditadura civil-militar, na tentativa de apontar-se que sentido (os) este tema vêm alcançando entre as novas gerações. Estas narrativas políticas reverberadas na contemporaneidade ensejam uma reflexão sobre a construção epistemológica e histórica destes discursos, especialmente sobre a sua legitimidade frente ao vasto e consolidado debate dos especialistas em história sobre da ditadura, que por sua vez, também exige uma reflexão do ensino de história sobre este tema. A partir do diálogo com o campo do ensino de história nacional, chegou-se como resultados, uma significativa polarização de ―consciências históricas‖ sobre a ditadura civil-militar-militar identificada nos discursos dos estudantes.
Abstract: This research aimed to investigate the historical narratives of adolescents and young people about the military dictatorship in the educational space of a high school class in a public school in the backlands of Alagoas. The present time of the political-social moment of tensions, ruptures and deep losses that we experience in the heart of Brazilian society, in which several groups linked to different ideological tendencies dispute the present, is also a stage of dispute of the past. These discursive disputes on the political plane, which unfailingly unfold in acts and banners of social positioning in front of the construction of narratives about the recent and traumatic past, namely, the Brazilian dictatorship, are configured in what historiography aptly calls sensitive subjects. However, there is an incisive trend propagated by the various media and discursive practices that aim to soften, reduce and sometimes erase the marks and traumas that torture and human rights violations that the repression of 21 years of dictatorship caused. These political narratives reverberated in contemporary times provide a reflection on the epistemological and historical construction of these discourses, especially on their legitimacy in the face of the vast and consolidated debate of history experts about the dictatorship, which in turn also requires a reflection on the teaching of history on this topic. One of the problems that gave rise to the writing of this dissertation was, among other points, how these debates reach the school benches of basic education? Are the students in the third year of high school aware of these facts? Can these students visualize these disputes over the past in the present time? What conceptions of civil-military dictatorship circulate in their narratives? Weighted by Jörn Rüsen's concept of historical consciousness concept, this work sought to examine the uses and non-uses of history in the practical life of students from the public Alagoan sertaneja network. Based on the historical narratives of these subjects, we examine the school culture existing in their discourses, traversing the ways of teaching and learning the history of the civil-military dictatorship, in an attempt to point out what sense these sensitive themes have been reaching among the new generations of Brazilian citizens. From the instrumental history of Rüsen, from a perspective of history teaching that offers elements of support to read, analyze and interpret the world; understanding the classroom as a space of struggles in search of a more just, democratic and emancipatory society.
Palavras-chave: Ensino de história
Ditadura militar
Adolescente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: SILVA, Luiz Santos. Ensinar e aprender a história da ditadura civil-militar de 1964 : as narrativas de adolescentes-jovens no sertão alagoano. 2019. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8390
Data de defesa: 21-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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