Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO FILHO, Joel Vieira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9185047913033124por
dc.contributor.advisor1MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon-
dc.contributor.referee1TENÓRIO, Alexandro Cardoso-
dc.contributor.referee2LIMA, Alberes Lopes de-
dc.contributor.referee3COSTA, Ernande Barbosa da-
dc.date.accessioned2019-11-20T13:59:41Z-
dc.date.issued2018-12-26-
dc.identifier.citationARAÚJO FILHO, Joel Vieira de. Sequência de ensino por investigação significativa no estudo das relações entre física e música em atividades experimentais envolvendo o oscilador de Melde. 2018. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8363-
dc.description.resumoO presente trabalho resulta das inquietações nascidas na práxis pedagógica no ensino médio e consiste numa Sequência de Ensino por Investigação (SEI) significativa no estudo das cordas oscilantes fixas de instrumentos musicais, notadamente o violão. Tal produto oferece uma nova „roupagem‟ para o oscilador de Melde com o uso de aplicativo grátis de celular, bem como de alto-falante e amplificador para gerar ondas harmônicas com cordas de violão. Aplicamos a SEI na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Olinto Victor, Recife-PE. A experiência vivenciada apontou a viabilidade na busca da aprendizagem significativa no contexto das cordas vibrantes, bem como a importância dos organizadores prévios como motivadores da busca de conhecimentos novos. Apontou ainda a importância da fase de problematização como geradora de inquietações nos alunos e ainda a importância do trabalho experimental em grupo na passagem da representação abstrata do conhecimento à manipulação de conceitos e variáveis, indicando que atividades manipulativas têm sua importância quando o manipulador do aparato tem consciência de seus atos ao realizar o experimento.por
dc.description.abstractThe present work is the result of the worries born in the pedagogical praxis in high school and consists of a sequence of teaching by investigation (STI) significant in the study of fixed oscillating strings of musical instruments, especially the guitar. Such a product offers a new 'dressing' for the Melde oscillator with the use of free mobile application as well as speaker and amplifier to generate harmonic waves with guitar strings. We apply to STI at School of Reference in High School Olinto Victor, Recife-PE. The lived experience pointed to the viability in the search for meaningful learning in the context of the vibrating strings, as well as the importance of the previous organizers as motivators of the search of new knowledge. He also pointed out the importance of the problematization phase as a source of unease in students and also the importance of experimental group work in the transition from the abstract representation of knowledge to the manipulation of concepts and variables, indicating that manipulative activities have their importance when the manipulator of the apparatus has awareness of their actions while performing the experiment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-11-20T13:59:41Z No. of bitstreams: 1 Joel Vieira de Araujo Filho.pdf: 4566587 bytes, checksum: 916825ff9279e73f057c58fbd948e7f3 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-20T13:59:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joel Vieira de Araujo Filho.pdf: 4566587 bytes, checksum: 916825ff9279e73f057c58fbd948e7f3 (MD5) Previous issue date: 2018-12-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino por investigaçãopor
dc.subjectFísicapor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectOscilador de Meldepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSequência de ensino por investigação significativa no estudo das relações entre física e música em atividades experimentais envolvendo o oscilador de Meldepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Joel Vieira de Araujo Filho.pdfDocumento principal4,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.