???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8363
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sequência de ensino por investigação significativa no estudo das relações entre física e música em atividades experimentais envolvendo o oscilador de Melde |
Autor: | ARAÚJO FILHO, Joel Vieira de |
Primeiro orientador: | MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon |
Primeiro membro da banca: | TENÓRIO, Alexandro Cardoso |
Segundo membro da banca: | LIMA, Alberes Lopes de |
Terceiro membro da banca: | COSTA, Ernande Barbosa da |
Resumo: | O presente trabalho resulta das inquietações nascidas na práxis pedagógica no ensino médio e consiste numa Sequência de Ensino por Investigação (SEI) significativa no estudo das cordas oscilantes fixas de instrumentos musicais, notadamente o violão. Tal produto oferece uma nova „roupagem‟ para o oscilador de Melde com o uso de aplicativo grátis de celular, bem como de alto-falante e amplificador para gerar ondas harmônicas com cordas de violão. Aplicamos a SEI na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Olinto Victor, Recife-PE. A experiência vivenciada apontou a viabilidade na busca da aprendizagem significativa no contexto das cordas vibrantes, bem como a importância dos organizadores prévios como motivadores da busca de conhecimentos novos. Apontou ainda a importância da fase de problematização como geradora de inquietações nos alunos e ainda a importância do trabalho experimental em grupo na passagem da representação abstrata do conhecimento à manipulação de conceitos e variáveis, indicando que atividades manipulativas têm sua importância quando o manipulador do aparato tem consciência de seus atos ao realizar o experimento. |
Abstract: | The present work is the result of the worries born in the pedagogical praxis in high school and consists of a sequence of teaching by investigation (STI) significant in the study of fixed oscillating strings of musical instruments, especially the guitar. Such a product offers a new 'dressing' for the Melde oscillator with the use of free mobile application as well as speaker and amplifier to generate harmonic waves with guitar strings. We apply to STI at School of Reference in High School Olinto Victor, Recife-PE. The lived experience pointed to the viability in the search for meaningful learning in the context of the vibrating strings, as well as the importance of the previous organizers as motivators of the search of new knowledge. He also pointed out the importance of the problematization phase as a source of unease in students and also the importance of experimental group work in the transition from the abstract representation of knowledge to the manipulation of concepts and variables, indicating that manipulative activities have their importance when the manipulator of the apparatus has awareness of their actions while performing the experiment. |
Palavras-chave: | Ensino por investigação Física Música Oscilador de Melde |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Física |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | ARAÚJO FILHO, Joel Vieira de. Sequência de ensino por investigação significativa no estudo das relações entre física e música em atividades experimentais envolvendo o oscilador de Melde. 2018. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8363 |
Data de defesa: | 26-Dec-2018 |
Appears in Collections: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Joel Vieira de Araujo Filho.pdf | Documento principal | 4,46 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.