Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8358
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMATIAS, Marcelo Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7891673760826772por
dc.contributor.advisor1MIRANDA, Antônio Carlos da Silva-
dc.contributor.referee1TENÓRIO, Alexandro Cardoso-
dc.contributor.referee2FIGUEIRÊDO, Pedro Hugo de-
dc.contributor.referee3RODRIGUES, Sandra Cristina Pinto-
dc.contributor.referee4SANTOS, Antônio de Pádua-
dc.date.accessioned2019-11-20T13:05:11Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationMATIAS, Marcelo Pereira. Simulação no PhET (Physics Education Technology) para lançamento de projéteis e oficina de construção e lançamento de foguetes de garrafas pet. 2019. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8358-
dc.description.resumoNeste trabalho são expostos aspectos históricos de alguns físicos, filósofos e matemáticos que desenvolveram o estudo sobre a trajetória de projéteis lançados no vácuo, também destacamos situações das principais nações envolvidas na invenção e desenvolvimento de foguetes, além de serem tratados conceitos físicos sobre o lançamento oblíquo de projéteis. Destacamos também a importância do método de ensino por investigação, como uma das ferramentas para superação das aulas tradicionais, visando o processo de ensino-aprendizagem centrado no estudante, sendo ele, sujeito ativo em seus estudos e o professor desempenhando o papel de mediador. Vivenciamos duas atividades, sendo a primeira, a utilização de um software PhET (Physics Education Technology) de simulação computacional para o estudo do lançamento de projéteis no vácuo aliado ao método investigativo, com o intuito de que os estudantes busquem desenvolver suas hipóteses, coletem, analisem os dados e posteriormente discutam em grupos para chegarem à aprendizagem. Na segunda atividade, foi proposta uma oficina de construção e lançamento de foguetes de garrafa PET, visando complementar à primeira atividade, com relação a obtenção de dados experimentais, sua análise, discussão e comparação. Esta pesquisa buscou verificar se aplicação da atividade com o simulador e de outra experimental envolvendo a construção e lançamento de foguetes de garrafa PET melhorariam o aprendizado dos conceitos físicos abordados nas experiências propostas, objetivando a implementação do ensino da física no ensino médio.por
dc.description.abstractIn this work we present historical aspects of some physicists, philosophers and mathematicians who developed the study of the trajectory of projectiles launched in the vacuum, we also highlight situations of the main nations involved in the invention and development of rockets, besides being treated physical concepts on the oblique launch of projectiles. We also emphasize the importance of the method of teaching by research as one of the tools to overcome traditional classes, aiming at the teaching-learning process centered on the student, He himself, an active subject in their studies and the teacher playing the role of mediator. We experienced two activities; the first one was the use of PhET (Physics Education Technology) a Software of computer simulation for the study of the launching of projectiles in the vacuum associated with the investigative method, with the aim of the students seeking to develop their hypotheses, collect, analyze the data, and then discuss in groups to reach learning. In the second activity, a workshop about construction and launching of plastic bottle rocket was proposed, aiming to complement the first activity, in relation to obtaining experimental data, their analysis, discussion and comparison. This research sought to verify if the application of the activity with the simulator and another experiment involving the construction and the plastic bottle rockets lauch would improve the learning of the physical concepts approached in the proposed experiments, aiming at the implementation of physics teaching in high school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-11-20T13:05:11Z No. of bitstreams: 1 Marcelo Pereira Matias.pdf: 4648962 bytes, checksum: c10055616668d7c4913ae783d667fe61 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-20T13:05:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Pereira Matias.pdf: 4648962 bytes, checksum: c10055616668d7c4913ae783d667fe61 (MD5) Previous issue date: 2019-02-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSimulação computacionalpor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEnsino por investigaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleSimulação no PhET (Physics Education Technology) para lançamento de projéteis e oficina de construção e lançamento de foguetes de garrafas petpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcelo Pereira Matias.pdfDocumento principal4,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.