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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma estratégia para inserção da física experimental nas séries finais do ensino fundamental e séries iniciais do ensino médio
Autor: SILVA, Flávio Anselmo da 
Primeiro orientador: SOUZA, Adauto José Ferreira de
Resumo: Embora a Física seja uma ciência de base experimental, poucos estudantes do Ensino Básico desconhecem deste fato. Comumente, os alunos associam a Física apenas às muitas “fórmulas” que eles precisam memorizar e ao tratamento matemático correspondente. Dentre outros fatores, isto se deve à forma que a disciplina é apresentada aos alunos. Nesta pesquisa apresentamos uma estratégia para introdução do método experimental em turmas finais do Ensino Fundamental e iniciais do Ensino Médio. Neste contexto, desenvolvemos um Produto Educacional constituído por um aparato e uma Sequência Didática que permite a realização de experimentos por alunos que estão tendo seu primeiro contato com a Física. O Produto Educacional foi aplicado em uma turma do primeiro ano do Ensino médio em uma Escola da Rede Pública Estadual pernambucana. O produto permite que a turma realize medições, tabule os dados, trace os correspondentes gráficos e determine uma relação quantitativa entre as grandezas envolvidas no fenômeno observado. Aqui, nos limitamos a situações nas quais a dependência funcional entre as grandezas envolvidas é expressa por uma função de primeiro grau. Não obstante, métodos estatísticos foram empregados para determinar os parâmetros da função. Além disso, empregamos uma planilha eletrônica em uma parte da análise dos dados. Nosso trabalho segue a proposta do Laboratório Aberto sugerido pela Sequência de Ensino por Investigação (SEI). Durante a aplicação do produto, atingimos o objetivo de guiar uma turma de 32 alunos no processo de medir, analisar os resultados e estabelecer uma relação quantitativa entre duas grandezas. A turma engajou-se vividamente nas atividades e nós percebemos uma mudança significativa da atitude dos estudantes nas demais atividades pertinentes da disciplina ao longo do semestre.
Abstract: Although physics is an experimental science, few students in elementary school seem to remember this fact. Typically, students associate physics with only the many "formulas"they need to memorize and the corresponding mathematical treatment. Among other factors, this is due to the way the discipline is presented to students. In this work, we present a strategy for the introduction of the experimental method in final classes of Elementary School and the beginning of High School. In this context, we developed an Educational Product consisting of an apparatus and a Didactic Sequence that allows the realization of experiments by students who are having their first contact with Physics. The Educational Product was applied in a class of the first year high school belonging to the public educational system of the State of Pernambuco. The product allows the class to take measurements, tabulate the data, draw the corresponding graphs and determine a quantitative relationship between the quantities involved in the phenomenon observed. Here, we limit ourselves to situations in which the functional dependence between the quantities involved is expressed by a first-degree function. Nevertheless, statistical methods were used to determine the parameters of the function. In addition, we employ a spreadsheet in a part of the data analysis. Our work follows the proposal of the Open Laboratory suggested by the Sequence of Teaching by Research (SEI). During the application of the product, we reached the goal of guiding a class of 32 students in the process of measuring, analyzing the results and establishing a quantitative relationship between two quantities. The class engaged vividly in the activities and we noticed a significant change in the attitude of the students in the other relevant activities of the discipline throughout the semester.
Palavras-chave: Física experimental
Ensino fundamental
Ensino médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Física
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)
Citação: SILVA, Flávio Anselmo da. Uma estratégia para inserção da física experimental nas séries finais do ensino fundamental e séries iniciais do ensino médio. 2019. 81 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8357
Data de defesa: 22-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

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