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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Gleydson Patricio de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1749867373338081por
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Sara Cristina Pinto-
dc.contributor.referee1MONTEIRO JÚNIOR, Francisco Nairon-
dc.contributor.referee2MOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.referee3COSTA, Ernande Barbosa da-
dc.date.accessioned2019-11-19T14:34:41Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Gleydson Patricio de Souza. Personalizar a aprendizagem com a utilização do método de ensino híbrido, em seu modelo de rotação, especificamente com a utilização da sala de aula invertida, por meio do desenvolvimento de uma apostila de física moderna, google classroom, simuladores virtuais e webquiz. 2019. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8356-
dc.description.resumoNa presente dissertação trataremos das teorias pedagógicas que norteiam a metodologia de ensino híbrido, como o construtivismo de Ausubel, a teoria das inteligências múltiplas, a pirâmide de aprendizado e a teoria pedagógica do conhecimento de conteúdo. O ensino foi personalizado através do método de ensino híbrido especificamente em seu modelo de rotação sala de aula invertida. Analisamos assim, como valer-se do método híbrido para obter melhores resultados no desempenho do processo ensino-aprendizagem relacionados aos conteúdos da Física, especialmente a introdução à física moderna, onde tratamos os dois problemas chaves para o desenvolvimento da física no século XX. Para isto foi realizada uma pesquisa de sondagem que visou detectar os conhecimentos prévios dos discentes e a ótica deles sobre o método de ensino clássico que comumente está disponível a eles. Da mesma forma, buscamos entender quais os obstáculos epistemológicos mais comuns e como poderíamos superá-los com o uso de metodologias ativas e com as ferramentas da tecnologia da informação e comunicação. Separamos dois grupos, que foram submetidos aos mesmos conteúdos, um de forma clássica, e o outro a metodologia de ensino híbrido, depois foram avaliados de maneira única e seus desempenhos confrontados para verificação da viabilidade da personalização do ensino do método híbrido e o uso das tecnologias digitais no processo educativo.por
dc.description.abstractIn this dissertation, we will deal with pedagogical theories that guide a hybrid teaching methodology, such as Ausubel constructivism, a theory of multiple intelligences, a learning pyramid and a pedagogical theory of content knowledge. The teaching was personalized through the hybrid teaching method in its inverted classroom model. We thus analyze how to use the hybrid method in order to obtain best results of the teaching process throughout the course of physics, especially for the introduction to modern physics, where both programs are necessary for the development of physics in the twentieth century. For this it was done a survey was aimed to detected the students´ prior knowledge and their perspective on classical teaching method commonly available to them. In the same way, we seek to understand the most common and powerful options on the use of technologies and media. We separated two groups, which were submitted to the same content, one in a classical way and another the hybrid teaching methodology, then were evaluated in a unique way and their performances confronted to verify the feasibility of the hybrid teaching personalization and the use of digital technologies in the process educational.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-11-19T14:34:41Z No. of bitstreams: 1 Gleydson Patricio de Souza Silva.pdf: 5009808 bytes, checksum: 5c3e5d75783c4af245e80b7140d54b55 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-19T14:34:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gleydson Patricio de Souza Silva.pdf: 5009808 bytes, checksum: 5c3e5d75783c4af245e80b7140d54b55 (MD5) Previous issue date: 2019-02-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectFísica modernapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePersonalizar a aprendizagem com a utilização do método de ensino híbrido, em seu modelo de rotação, especificamente com a utilização da sala de aula invertida, por meio do desenvolvimento de uma apostila de física moderna, google classroom, simuladores virtuais e webquizpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

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