???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8354
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A implementação de um clube de robótica e criatividade : uma estratégia didática para favorecer uma aprendizagem significativa na disciplina de física |
Autor: | MELO, Richardson Wilker da Silva |
Primeiro orientador: | TENÓRIO, Alexandro Cardoso |
Primeiro membro da banca: | MIRANDA, Antonio Carlos da Silva |
Segundo membro da banca: | SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno |
Resumo: | O presente trabalho é uma estratégia didática utilizando a Robótica Educacional no ensino médio, para favorecer uma aprendizagem na perspectiva significativa de conceitos na disciplina de Física, onde propomos uma metodologia relacionada às construções de robôs a partir do kit LEGO® Mindstorms 9797, e consequente estudo dos conceitos físicos relacionados, com discussão em grupos, incentivando o processo educativo na forma de colaboração e desenvolvimento da criatividade. Nesse trabalho, também está contida a discussão da implementação de novas formas de utilização das TICs no ensino e, assim, proporcionar uma pré-disposição para que os estudantes possam se sentir sujeitos da sua própria aprendizagem. Ao final do trabalho são apresentados e discutidos os resultados observados durante a aplicação das atividades e dos questionários aplicados, para evidenciar ou não as propostas que o ensino de Física, a partir da robótica, pode ser uma estratégia usada como facilitadora da aprendizagem. Esse trabalho pode guiar ações metodológicas para professores que trabalham com Robótica, ou para aqueles que queiram iniciar essa metodologia com seus alunos, dando ênfase ao estudo de conceitos físicos e também à iniciação científica. |
Abstract: | The present work is a didactic strategy using Educational Robotics in high school, to promote a learning from a significant perspective of concepts in the Physics discipline, where we propose a methodology related to robot constructions from the LEGO® Mindstorms 9797 kit, and consequent study of the related physical concepts, with discussion in groups, encouraging the educational process in the form of collaboration and development of creativity. In this work, the discussion of the implementation of new ways of using ICTs in teaching is also contained, thus providing a pre-provision so that students can feel the subjects of their own learning. At the end of the work, the results observed during the application of the activities and the questionnaires applied are presented and discussed, to show or not the proposals that the teaching of Physics, from robotics, can be a strategy used as a facilitator of learning. This work can guide methodological actions for teachers who work with Robotics, or for those who want to start this methodology with their students, emphasizing the study of physical concepts and also to scientific initiation. |
Palavras-chave: | Ensino de física Robótica educacional Didática Ensino-aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Física |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF) |
Citação: | MELO, Richardson Wilker da Silva. A implementação de um clube de robótica e criatividade : uma estratégia didática para favorecer uma aprendizagem significativa na disciplina de física. 2019. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (MNPEF)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8354 |
Data de defesa: | 28-Feb-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Richardson Wilker da Silva Melo.pdf | Documento principal | 7,79 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.