Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8347
Tipo do documento: Dissertação
Título: A argumentação como ferramenta para construção de uma aprendizagem significativa crítica no ensino de química
Autor: LIMA, Rayssa Suane de Araújo 
Primeiro orientador: FIRME, Ruth do Nascimento
Primeiro coorientador: AQUINO, Kátia Aparecida da Silva
Primeiro membro da banca: RODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro
Segundo membro da banca: CAMPOS, Angela Fernandes
Resumo: O referente estudo apresenta como proposta inicial a integração do ensino de química ao contexto da parte diversificada do currículo escolar, com o objetivo de apontar contribuições da argumentação para aprendizagem significativa crítica (ASC) de conteúdos curriculares. As bases teóricas da pesquisa trazem a concepção de que o conhecimento adquirido deve ser significativo, mediante um processo de negociação de significados, que é norteado por princípios facilitadores da ASC. Neste viés, a negociação como aspecto intrínseco da argumentação, constitui-se como uma ferramenta de grande potencial para a construção do conhecimento, por meio da elaboração de discursos argumentativos na defesa e no confronto de perspectivas sobre uma temática controversa. Segundo estes encaminhamentos, a metodologia apresentada foi desenvolvida na Parte Diversificada (PD) do currículo em um componente curricular denominado “Química em Debate”, como um conjunto de etapas metodológicas, norteadas pelos princípios da ASC, que buscam a construção crítica do conhecimento através do viés argumentativo. Para isto ser alcançado, um dos recursos mais importantes utilizados nesta pesquisa, consiste na utilização de um Modelo de Debate Crítico (MDC) que tem por finalidade desenvolver a argumentação de forma estruturada e consequentemente viabilizar a aprendizagem de conteúdos conceituais de forma mais crítica. A partir das análises realizadas, veremos que o debate de questões controversas relacionadas à “química dos conservantes” e a “química dos medicamentos”, bem como o processo argumentativo engendrado na execução desta proposta didática, suscitou alguns indícios de Aprendizagem Significativa Crítica, que serão relacionados por entre as discussões realizadas nesta pesquisa. Para tanto, serão apresentados os discursos argumentativos ao longo da trajetória didática por um grupo de estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola pública, bem como os mapas conceituais e textos dissertativos construídos pelos estudantes, objetivando indicar as contribuições do desenvolvimento argumentativo para a ASC.
Abstract: The referent study presents as an initial proposal the integration of the teaching of chemistry to the context of the diversified part of the school curriculum, aiming to point out contributions of the argumentation for critical learning (ASC) of curricular contents. The theoretical bases of the research bring the conception that the acquired knowledge must be significant, through a process of negotiation of meanings, which is guided by the facilitating principles of the ASC. In this bias, negotiation as an intrinsic aspect of argumentation, constitutes a tool of great potential for the construction of knowledge, through the elaboration of argumentative discourses in the defense and the confrontation of perspectives on a controversial topic. According to these referrals, the methodology presented was developed in the Diversified Party (PD) of the curriculum in a curricular component called "Chemistry in Debate", as a set of methodological steps, guided by the principles of ASC, that seek the critical construction of knowledge through argumentative bias. For this to be achieved, one of the most important resources used in this research is the use of a Critical Debate Model (MDC), whose purpose is to develop the argumentation in a structured way and consequently enable the learning of conceptual contents in a more critical way. From the analyzes carried out, we will see that the debate on controversial issues related to "preservative chemistry" and "chemistry of medicines", as well as the argumentative process engendered in the execution of this didactic proposal, has given rise to some indications of Critical Significant Learning. related among the discussions carried out in this research. In order to do so, we will present the argumentative discourses assumed along the didactic trajectory, as well as the conceptual maps and dissertations constructed by the students, aiming to indicate the contributions of the argumentative development to the ASC.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Ensino de química
Discurso argumentativo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: LIMA, Rayssa Suane de Araújo. A argumentação como ferramenta para construção de uma aprendizagem significativa crítica no ensino de química. 2019. 157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8347
Data de defesa: 19-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rayssa Suane de Araujo Lima.pdfDocumento principal5,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.