Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8342
Tipo do documento: Dissertação
Título: A PBL em cursos de engenharia : a importância da formação continuada em serviço
Autor: OLIVEIRA, Geyza Maria Felix de 
Primeiro orientador: SANTIAGO, Mônica Maria Lins
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Segundo membro da banca: BATINGA, Verônica Tavares Santos
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de
Resumo: O surgimento e o desenvolvimento de tecnologias e o dinamismo contínuo do conhecimento trazem novos desafios ao processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, emerge a necessidade de novas metodologias que se afastam de abordagens tradicionais e se aproximam da aprendizagem que faz uso da metodologia ativa. No caso desta pesquisa a metodologia PBL. Decorrente dessas atuais movimentações educacionais, refletir sobre a formação docente se faz necessário. Portanto, este estudo tem como objetivo geral analisar em que medida a formação continuada em serviço pode contribuir para a prática docente à luz da PBL de uma Unidade Acadêmica de uma Universidade Federal do Estado de Pernambuco. Tendo essa IFES como campo de pesquisa, participaram do estudo cinco professores efetivos da Unidade Acadêmica que lecionam a disciplina Tópicos 1 responsável pelo projeto que tem por base a PBL. A coleta de dados consistiu em três momentos: na análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de engenharia eletrônica à luz da PBL; na investigação da compreensão dos docentes da Unidade Acadêmica sobre a PBL e a contribuição da formação continuada em serviço acerca da prática docente com a PBL entrevistando os participantes seguindo um roteiro semiestruturado; e na verificação da prática docente no tocante à PBL do curso de engenharia eletrônica. Para tal, foi escolhido verificar a sala de aula de um dos docentes entrevistados. Com a análise de conteúdo de Bardin (2011) foi possível concluir que o PPC do curso contribui como norteador para uma compreensão do projeto educativo PBL embora seja fragilizado em alguns aspectos necessários. A entrevista trouxe que a compreensão docente acerca da PBL é incipiente e com isso a prática docente observada mostra que a PBL possui mais limites do que possibilidades no que se refere à formação de um profissional mais crítico, reflexivo e humanista. Nesse contexto a formação continuada em serviço emerge como um caminho possível para uma compreensão da metodologia PBL mais efetiva com seus princípios.
Abstract: The creation and development of technologies and continuous dynamically knowledge brings new challenges to the teaching process and learning. In this way, a necessity of new technologies emerge further away from traditional methods and get closer to the learning process that uses active methodology. In the case of this research the PBL methodology. Thinking in these actual educational movements is necessary to think about teacher’s formations. Therefore, this study aims to analyze the extent to which continuing in-service training can contribute to teaching practice in the light of the PBL of an Academic Unity in a Federal University in Pernambuco’s state?. To have this IFES as research campus, five effective teachers of Academic Unity which taught a discipline called Topicos 1, responsible for a project that uses PBL as its basis. The data was obtained in three different moments: Document analysis of a project called Pedagogic project of a course using PBL; in the investigation of teachers comprehension of Academic Unity about PBL and its contribution in continuous learning in service about teaching practices PBL, interviewing the participants using a formulary well structured; and in the verification process of the teachers practice in PBL. To this goal, it was chosen to verify the class of one of the participants. With a analysis of Bardin’s content (2011) it was possible conclude that the PPC’s course contribute as a north point to the comprehension of PBL project, even knowing that the methodology has been fragilized in some specific aspects. The interview concluded that teachers’ comprehension about PBL is still incipient, and, due to this, the teachers’ practice observed shows that PBL has more limits than possibilities in the ambitus of professional criticism, humanistic and reflexive. Thus, continuous education emerge as a possible way to follow to a better comprehension of a more effective PBL methodology in its principles.
Palavras-chave: Formação continuada
Prática docente
Ensino superior
Metodologia PBL
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: OLIVEIRA, Geyza Maria Felix de. A PBL em cursos de engenharia : a importância da formação continuada em serviço. 2019. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8342
Data de defesa: 23-Mai-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geyza Maria Felix de Oliveira.pdfDocumento principal1,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.