Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8341
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorELOI, Quércia Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6976593754671528por
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de-
dc.contributor.referee1LIMA, Anna Paula de Avelar Brito-
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Fernando Emilio Leite de-
dc.contributor.referee3SANTOS, Marilene Rosa dos-
dc.date.accessioned2019-11-18T12:19:38Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.citationELOI, Quércia Carvalho. Relações entre o contrato didático potencial (CDP) proposto na abordagem do livro didático e o contrato didático estabelecido entre professor e alunos quando se tem o saber função afim em cena em uma turma de 1º ano do ensino médio. 2019. 202 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8341-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar as relações entre o contrato didático potencial presente na abordagem do livro didático e o contrato didático estabelecido entre professor e alunos quando se tem o saber Função Afim em cena. Elegemos como referencial teórico a noção de Contrato Didático, partindo das discussões acerca dessa noção propomos o termo Contrato Didático Potencial o qual compreende a definição dos elementos contratuais já discutidos na literatura sob a ótica do livro didático. Participaram da nossa pesquisa um professor e seus respectivos alunos de uma escola do município de Itapissuma. Optamos por uma metodologia de pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, a qual compreendeu a análise do contrato didático potencial presente na abordagem do livro didático, a análise do contrato didático estabelecido na sala de aula e a análise das aproximações e distanciamentos entre esses dois contratos. Identificamos no livro didático expectativas quanto ao trabalho com a Função Afim e a existência de regras explícitas e implícitas potenciais, indícios de efeitos de contrato e indícios de rupturas. Da mesma maneira identificamos no contrato didático o surgimento de regras explícitas e implícitas, efeitos contratuais, rupturas, renegociações e reorganizações contratuais. No que se refere à relação entre o contrato didático e o contrato didático potencial verificamos que existe uma relação de aproximação, em alguns aspectos, entre esses dois contratos, a qual compreende o atendimento de duas das expectativas do livro didático (EXP.1 e EXP.2), quatros regras (RE.4 e RIP.3; RE.8 e REP.2; RE.11 e REP.4 e RE. 13, RIP.5 e RIP.6) e dois efeitos contratuais (ECU.7 e EPU.2; ECT.12 e EPT.3). Entretanto, embora haja essa relação de aproximação o quantitativo de elementos de contrato potencial reproduzidos no sistema didático representam apenas uma pequena fração em relação aos demais elementos contratuais. Logo, entendemos a partir desses apontamentos que o contrato didático institui-se “além” daquilo que é proposto no contrato didático potencial.por
dc.description.abstractThis work aims to establish the relationship between the Potential Didactic Contract present in the textbook approach and the didactic contract made between the teacher and the students when the concept Affine Function is in scene. We chose as a theoretical reference the idea of didactic contract, starting from the discussions about this idea we propose the term Potential Didactic Contract which includes the definition of the contractual elements already discussed in the literature from the point of view of the textbook. A teacher and their respective students from a school in the municipality of Itapissuma participated in our research. We opted for a qualitative methodology of ethnographic research, which included the analysis of the Potential Didactic Contract in the textbook approach, the analysis of the didactic contract established in the classroom and the analysis of the approximations and distances between these two contracts. We have identified expectations in the textbook for work with Affine Function and the existence of potential explicit and implicit rules, evidence of contract effects and evidence of ruptures. In the same way we identified in the didactic contract the emergence of explicit and implicit rules, contractual effects, ruptures, renegotiations and contractual reorganizations. Regarding the relationship between the didactic contract and the potential didactic contract, it was verified that there is a relation of approximation in some aspects between these two contracts, which includes meeting two expectations (EXP.1 and EXP.2) of the textbook, four rules (RE. 4 and RIP.3, RE.8 and REP.2, RE.11 and REP.4 and RE.13, RIP.5 and RIP.6) and two contractual effects (ECU.7 and EPU.2, ECT.12 and EPT.3). However, although there is this relation of approximation, the quantitative elements of potential contract reproduced in the didactic system represent only a small fraction in relation to the other contractual elements. Therefore, we understand from these observations that the didactic contract is established "beyond" what is proposed in the potential didactic contract.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-11-18T12:19:38Z No. of bitstreams: 1 Quercia Carvalho Eloi.pdf: 3222972 bytes, checksum: f9fdcd5590015bda89ee16b0847f3f54 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-18T12:19:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Quercia Carvalho Eloi.pdf: 3222972 bytes, checksum: f9fdcd5590015bda89ee16b0847f3f54 (MD5) Previous issue date: 2019-06-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContrato didáticopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectFunção afimpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRelações entre o contrato didático potencial (CDP) proposto na abordagem do livro didático e o contrato didático estabelecido entre professor e alunos quando se tem o saber função afim em cena em uma turma de 1º ano do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quercia Carvalho Eloi.pdfDocumento principal3,15 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.