Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8338
Tipo do documento: Tese
Título: Percurso de estudo e pesquisa no conceito de função : analisando o processo de ensino e aprendizagem e as influências na formação do professor de matemática
Autor: RODRIGUES, Rochelande Felipe 
Primeiro orientador: SANTOS, Marcelo Câmara dos
Primeiro coorientador: MENEZES, Marcus Bessa de
Primeiro membro da banca: LIMA, Anna Paula de Avelar Brito
Segundo membro da banca: ALMEIDA, Jadilson Ramos de
Terceiro membro da banca: BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar
Quarto membro da banca: LUCAS, Catarina Oliveira
Resumo: A tese teve a finalidade de analisar a aplicação do Percurso de Estudo e Pesquisa (PEP), um dispositivo didático que pode ser utilizado como metodologia para o ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos nas licenciaturas em Matemática, como também pode atuar na formação inicial e continuada do professor de matemática. O PEP tem seus fundamentos na Didática da Matemática francesa e sua base teórica na Teoria Antropológica do Didático (TAD), tendo Yves Chevallard como o seu principal representante. Também utilizamos a noção de Contrato Didático (CD) de Guy Brousseau, que traz elementos importantes de análise dos encaminhamentos do PEP, ressaltando os contratos estabelecidos, as renegociações, os efeitos e as rupturas de contrato didático no processo. Para complementar as nossas análises no sentido de verificar uma possível aprendizagem proporcionada pelo PEP, utilizamos o Ciclo de Solução de Problemas (CSP) abordado pela Psicologia Cognitiva, identificando a evolução dos passos e os possíveis insights. A proposta de aplicação do PEP foi por meio do conteúdo de função, um importante conteúdo da Educação Básica e da Educação Superior. A nossa pesquisa apresenta alguns pontos de ligação entre o CD e o PEP e, consequentemente, com o CSP, que podem identificar alguns avanços e dificuldades na implementação do dispositivo didático, principalmente na mudança do contrato didático já estabelecido para um novo contrato didático. Portanto, com a TAD e o CD verificando as questões relacionadas ao ensino apoiado pelo CSP, que pode nos dar indícios de aprendizagem do conceito de função na aplicação do PEP, observando também a sua influência na formação do professor de matemática. Como resultados, observamos que o PEP promove uma mudança na praxeologia dos alunos e na do professor, ao mesmo tempo em que influencia as práticas de ensino utilizadas pelo professor, promovendo a sua formação profissional.
Abstract: The purpose of this thesis was to analyze the application of the Study and Research Path (SRP), a didactic device that can be used as a methodology for the teaching and learning of mathematical concepts in undergraduate mathematics, such as can also work in the initial and continuing education of the Math teacher. The (SRP) has its bases in the French Mathematics Didactics and its theoretical basis in Anthropological Theory of Didactics (ATD), with Yves Chevallard as its main representative. We also use the notion of Didactic Contract (CD) of Guy Brousseau, which brings important elements of the analysis of the SRP directions, highlighting the established contracts, the renegotiations, the effects and disruptions of the didactic contract in the process. To complement our analysis and verify a possible learning provided by SRP, we use the Cycle of Solutions of Problems (CSP) approached by the Cognitive Psychology, identifying the steps of the evolution and the possible insights. The proposed implementation of the SRP was by the function content, an important content of the Basic Education and College Education. Our research presents some points of connection between the DC and the SRP, and, consequently, with the CSP, which may identify some advances and difficulties in the implementation of the didactic device, especially in the change from the didactic contract already established to a new didactic. Therefore, with the ATD and the DC checking the questions related to the teaching supported by the CSP, which can give us clues of the learning about the concept of function in the application of SRP, noting also its influence on the formation of the Mathematics teacher. As results, we observed that the CSP promotes a change in the praxeology of the students and teachers, while influencing the teaching practices used by the teacher, promoting their professional training.
Palavras-chave: Percurso de estudo e pesquisa
Ensino de matemática
Formação de professores
Professor de matemática
Função matemática
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: RODRIGUES, Rochelande Felipe. Percurso de estudo e pesquisa no conceito de função : analisando o processo de ensino e aprendizagem e as influências na formação do professor de matemática. 2019. 350 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8338
Data de defesa: 28-Ago-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rochelande Felipe Rodrigues.pdfDocumento principal10,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.