Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8336
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCABRAL, Estefânia Mirelly de Lima Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1140212355180670por
dc.contributor.advisor1AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do-
dc.contributor.advisor-co1CAVALCANTI NETO, Ana Lúcia Gomes-
dc.contributor.referee1FIRME, Ruth do Nascimento-
dc.contributor.referee2DANTAS, Josivânia Marisa-
dc.date.accessioned2019-11-13T13:25:42Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationCABRAL, Estefânia Mirelly de Lima Silva. A abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências : uma análise sobre a prática pedagógica nos anos finais do ensino fundamental. 2019. 161 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8336-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar ações e estratégias, discursos e tipos de interação que constituem a prática pedagógica do professor de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental quando aborda questões sociocientíficas em sala de aula. As questões sociocientíficas são questões sociais e geralmente de natureza controversa, que envolvem problemas complexos que estão sujeitos a dados científicos assim como a considerações éticas, morais e valorativas. A abordagem de questões sociocientíficas em sala de aula é vista como promotora do letramento científico, promovendo uma formação cidadã. A pesquisa é qualitativa e foi dividida em duas etapas: uma exploratória que buscou avaliar as concepções de professores de ciências sobre a abordagem de questões sociocientíficas; e outra constituída pela observação das aulas na aplicação de uma sequência de ensino com intenções de uma abordagem QSC. As concepções foram obtidas a partir de respostas a um questionário e analisadas segundo as perspectivas de ensino de ciências, as concepções de inovação educacional e as concepções de questões sociocientíficas. Estas se constituíram como agentes influenciadores na prática pedagógica dos professores. A etapa de análise da abordagem foi realizada a partir da representação gráfica para educação baseada em QSC proposta por Sadler (2011) e da ferramenta analítica proposta por Mortimer e Scott (2002). As estratégias foram analisadas segundo as questões propostas por Zeidler et al (2005). A nossa análise nos possibilitou compreender que as concepções dos professores sobre inovação educacional e sobre as QSC influenciam na forma como eles tentam abordar as QSC em sala de aula.por
dc.description.abstractThis paper aims to analyze actions and strategies, discourses and types of interaction that constitute the pedagogical practice of Science teachers of the final years of Elementary School when addressing socio-scientific issues in the classroom. Socio-scientific issues are social and generally controversial, that involve complex problems that are subject to scientific data as well as ethical, moral and evaluative considerations. The approach of socio-scientific issues in the classroom is seen as a promoter of scientific literacy, promoting a citizen formation.The research is qualitative and was divided into two stages: an exploratory that sought to identify and evaluate the conceptions of science teachers about addressing socio-scientific issues; and another consisting of the observations of the classes in the applications of a teaching sequence with the intentions of an SSI approach. The conceptions were analyzed according to the perspectives os science teaching, the conceptions of educational innovations and conceptions of socio-scientific questions. Theses were constituted as influencing agents in the pedagogical practice of teachers. The approach analysis step was based on the SSI-based graphical representation for education proposed by Sadler (2011) and the analytical tool proposed by Mortimer and Scott (2002). The strategies were analyzed according to the questions proposed by Zeidler et al (2005). Our analysis allowed us to understand that teachers' conceptions of education innovation and SSI influence how they try to approach SSI in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-11-13T13:25:42Z No. of bitstreams: 1 Estefania Mirelly de Lima Silva Cabral.pdf: 2005608 bytes, checksum: 2821db4d816a3d124e56d79810a58aa8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-13T13:25:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Estefania Mirelly de Lima Silva Cabral.pdf: 2005608 bytes, checksum: 2821db4d816a3d124e56d79810a58aa8 (MD5) Previous issue date: 2019-08-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectProfessor de ciênciaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA abordagem de questões sociocientíficas no ensino de ciências : uma análise sobre a prática pedagógica nos anos finais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estefania Mirelly de Lima Silva Cabral.pdfDocumento principal1,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.