Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8335
Tipo do documento: Dissertação
Título: A questão da sustentabilidade nas concepções e práticas docentes : um estudo com licenciados de ciências biológicas
Autor: SILVA, Mona Lisa Dias da 
Primeiro orientador: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Primeiro coorientador: SÁ, Risonilta Germano Bezerra de
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de
Segundo membro da banca: FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira
Terceiro membro da banca: MUHLE, Rita Paradeda
Resumo: Nesta pesquisa nos propusemos a analisar a influência dos diferentes discursos so-bre sustentabilidade nas concepções de licenciandos em Ciências Biológicas, visan-do subsidiar o planejamento e execução de um plano de intervenção pedagógica sobre o tema, em oficina pedagógica realizada durante o estágio supervisionado obrigatório. Como referencial teórico, este estudo analisa as contribuições da educa-ção ambiental para a sustentabilidade, como esta é vista no contexto educacional e em que medida a formação inicial dos professores de Ciências, pode contribuir para a promoção de mediações pedagógicas que considerem os princípios da ética e da sustentabilidade, numa noção de cidadania global. Nesta investigação, utilizamos como metodologia o estudo de campo, coletando dados em três etapas, em que procuramos: (a) averiguar as concepções de licenciandos em Ciências Biológicas sobre sustentabilidade para subsidiar o planejamento de uma oficina sobre o tema; (b) identificar as concepções sobre sustentabilidade dos licenciandos durante a ofi-cina realizada dentro da disciplina de estágio supervisionado obrigatório; e (c) verifi-car a influência dos diferentes discursos sobre sustentabilidade na elaboração e aplicação do plano de intervenção desenvolvido pelos estudantes durante a oficina, associando o conteúdo curricular à temática da sustentabilidade no ensino de ciên-cias durante a mediação pedagógica realizada em sala de aula. Constatamos a im-portância da leitura, da discussão dialogada e da reflexão sobre o tema durante a formação inicial para o favorecimento da substituição de uma visão fragmentada por uma compreensão mais rica e complexa, que combata as dicotomias e some esfor-ços diante da grandiosidade da questão da sustentabilidade, para a superação da crise planetária. Esperamos que com essa nova perspectiva, os futuros professores possam direcionar sua prática na observância dos princípios éticos e sustentáveis, que são os pilares mais importantes para as necessidades contemporâneas da soci-edade planetária.
Abstract: In this research we aimed to analyze the influence of different discourses on sustain-ability in the conceptions of undergraduates in Biological Sciences, aiming to support the planning and implementation of a pedagogical intervention plan on the subject, in a pedagogical workshop held during the mandatory supervised internship. As a theo-retical framework, this study analyzes the contributions of environmental education to sustainability, as it is seen in the educational context and to what extent the initial formation of science teachers, can contribute to the promotion of pedagogical media-tions that consider the principles of ethics and sustainability, in a notion of global citi-zenship. In this research, we used as a methodology the field study, collecting data in three stages, in which we sought: (a) to investigate the conceptions of undergradu-ates in Biological Sciences on sustainability to support the planning of a workshop on the subject; (b) identify undergraduate sustainability conceptions during the workshop held within the compulsory supervised internship discipline; and (c) to verify the influ-ence of the different discourses on sustainability in the elaboration and application of the intervention plan developed by the students during the workshop, associating the curriculum content with the sustainability theme in science teaching during the peda-gogical mediation performed in the classroom. We note the importance of reading, dialogued discussion and reflection on the theme during the initial formation to favor the substitution of a fragmented view with a richer and more complex understanding, combating the dichotomies and adding efforts to the greatness of sustainability, to overcome the planetary crisis. We hope that with this new perspective, future teach-ers will be able to direct their practice in keeping with the ethical and sustainable principles that are the most important pillars for the contemporary needs of planetary society.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Formação de professores
Prática docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Mona Lisa Dias da. A questão da sustentabilidade nas concepções e práticas docentes : um estudo com licenciados de ciências biológicas. 2019. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8335
Data de defesa: 23-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mona Lisa Dias da Silva.pdfDocumento principal2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.