Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8333
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de contos na abordagem de uma questão sociocientífica no ensino de funções inorgânicas : quais são as contribuições e limitações para a alfabetização científica e tecnológica dos alunos?
Autor: BEZERRA JÚNIOR, Jerônimo Costa 
Primeiro orientador: FIRME, Ruth do Nascimento
Primeiro membro da banca: GUEDES, Marília Gabriela de Menezes
Segundo membro da banca: FREITAS, Katia Cristina Silva de
Terceiro membro da banca: SOUZA, Sandra Rodrigues de
Resumo: Na perspectiva da alfabetização científica e tecnológica (ACT) consideramos que a abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC) pode favorecer este processo. Nesta direção, abordamos uma QSC para o ensino de funções inorgânicas por meio do uso de contos, dado que este gênero literário é de leitura fácil e agradável por parte dos alunos, pode ser trabalhado de forma lúdica, tendo o potencial em aumentar o interesse dos alunos pelos conhecimentos abordados, bem como se mostra como uma ferramenta capaz de tratar dos conceitos, sem perder o rigor científico. Neste sentido, temos como objetivo neste estudo o de analisar contribuições e limitações do uso de contos na abordagem de uma QSC no ensino de funções inorgânicas para a ACT dos alunos. Metodologicamente, esta pesquisa é qualitativa e um estudo de caso. O contexto da pesquisa foi uma escola pública estadual, contando com a participação de vinte e cinco alunos da segunda série do ensino médio. Seu desenvolvimento ocorreu a partir de cinco etapas metodológicas, as quais foram: seleção de uma QSC, elaboração do livro de contos, elaboração do questionário, elaboração da intervenção didática e aplicação da intervenção didática. As análises dos resultados apontaram que o uso de contos para abordagem de uma QSC contribuiu para avanços nos níveis de ACT de alunos, bem como se constituiu como instrumento para os alunos discutirem e se posicionarem sobre problemáticas que vivenciam na sua comunidade. No entanto, o uso de contos neste processo apresentou algumas limitações, visto que alguns dos alunos apresentaram dificuldades na interpretação dos textos e desinteresse pela atividade de leitura dos contos.
Abstract: From the perspective of scientific and technological literacy (ACT) we consider that the approach of Socio-Scientific Issues (QSC) can favor this process. In this direction, we approached a QSC for teaching inorganic functions through the use of short stories, as this literary genre is easy and readable by students, can be worked out in a playful way and has the potential to increase the interest of the students. Students for the approached knowledge, as well as being a tool capable of dealing with the concepts, without losing the scientific rigor. In this sense, we aim in this study to analyze contributions and limitations of the use of short stories in approaching a QSC in teaching inorganic functions for students' ACT. Methodologically, this research is qualitative and a case study. The research context was a state public school, with the participation of twenty-five high school students. Its development occurred from five methodological steps, which were: selection of a QSC, elaboration of the storybook, elaboration of the questionnaire, elaboration of the didactic intervention and application of the didactic intervention. The analysis of the results showed that the use of short stories to approach a QSC contributed to advances in student ACT levels, as well as being an instrument for students to discuss and position themselves on issues that they experience in their community. However, the use of short stories in this process had some limitations, as some of the students had difficulties in interpreting the texts and lack of interest in the reading activity of short stories.
Palavras-chave: Ensino de química
Função inorgânica
Alfabetização científica
Alfabetização tecnológica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Química
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química (PROFQUI)
Citação: BEZERRA JÚNIOR, Jerônimo Costa. O uso de contos na abordagem de uma questão sociocientífica no ensino de funções inorgânicas : quais são as contribuições e limitações para a alfabetização científica e tecnológica dos alunos?. 2019. 218 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química (PROFQUI)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8333
Data de defesa: 18-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jeronimo Costa Bezerra Junior.pdfDocumento principal4,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.