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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTANA, Tamara Menezes Soriano de Souza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7187723677295582por
dc.contributor.advisor1SILVA, Suely Alves da-
dc.contributor.referee1LIMA, Analice de Almeida-
dc.contributor.referee2SOUZA, Sandra Rodrigues de-
dc.contributor.referee3SILVA, Simone Gomes da-
dc.date.accessioned2019-11-12T14:08:32Z-
dc.date.issued2019-08-28-
dc.identifier.citationSANTANA, Tamara Menezes Soriano de Souza de. Concepções de professores de biologia sobre avaliação da aprendizagem : relação do discurso e a prática. 2019. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8330-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar as concepções dos professores de biologia sobre avaliação da aprendizagem e quais influências existem sobre seu pensar e praticar no processo de avaliação. Trata-se de um estudo de caso de dois professores de biologia, denominamos de marinho e saúde, de uma escola pública estadual da zona norte de Recife no Estado de Pernambuco. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas e observações e para a análise de dados utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. Foram determinados a priori quatro categorias teóricas relacionadas as quatro gerações da avaliação proposta por Guba e Licoln: primeira geração da avaliação – geração da mensuração; segunda geração da avaliação – geração da descrição; terceira geração da avaliação – geração do juízo de valor; e quarta geração da avaliação – geração construtivista responsiva, mas quando analisado os dados conseguimos encontrar três categorias empíricas que distribuímos nas três primeiras gerações da avaliação, não encontramos indícios de quarta geração da avaliação no discurso dos professores. Sendo assim, ao final do trabalho percebemos que os professores possuem características de forma mais contundente das três primeiras gerações da avaliação e que essa questão está relacionada as influências da vida escolar de cada professor que fazem com que avaliem conforme foram avaliados ao longo de sua vida acadêmica, mas existe um esforço e um reconhecimento nas falhas em relação a forma de avaliar, mas que não são suficientes para modificar suas ações em sala. Sendo assim é necessário que exista na escola uma formação continuada sobre avaliação da aprendizagem para que os professores possam ressignificar seu conceito de avaliação e possam colocar em prática essa nova filosofia.por
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the conceptions of biology teachers about learning assessment and what influences exist on their thinking and practicing in the evaluation process. It is a case study of two professors of biology, we call the marine and health, of a state public school in the northern reef area in the State of Pernambuco. For the data collection, interviews and observations were made and for the data analysis we used the Bardin content analysis. Four theoretical categories related to the four generations of the evaluation proposed by Guba and Licoln were determined a priori: first generation of the evaluation - generation of the measurement; second generation of evaluation - description generation; third generation of evaluation - generation of value judgment; and fourth generation evaluation - constructivist generation responsive, but when analyzed the data we can find three empirical categories that we distributed in the first three generations of the evaluation, we do not find evidence of fourth generation of the evaluation in the teachers' discourse. Thus, at the end of the study, we perceive that teachers possess characteristics more strongly than the first three generations of the evaluation and that this question is related to the influences of the school life of each teacher that cause them to evaluate as they were evaluated throughout their academic life , but there is an effort and recognition in the failings as to how to evaluate, but that are not enough to modify their actions in the room. Therefore, there is a need for continuous training in the evaluation of learning in schools so that teachers can re-signify their concept of evaluation and put this new philosophy into practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-11-12T14:08:32Z No. of bitstreams: 1 Tamara Menezes Soriano de Souza de Santana.pdf: 900767 bytes, checksum: 2b0d8f64a4cbfd146c7b2c2a5f66cc2d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-12T14:08:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tamara Menezes Soriano de Souza de Santana.pdf: 900767 bytes, checksum: 2b0d8f64a4cbfd146c7b2c2a5f66cc2d (MD5) Previous issue date: 2019-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleConcepções de professores de biologia sobre avaliação da aprendizagem : relação do discurso e a práticapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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