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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8330
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Concepções de professores de biologia sobre avaliação da aprendizagem : relação do discurso e a prática |
Autor: | SANTANA, Tamara Menezes Soriano de Souza de |
Primeiro orientador: | SILVA, Suely Alves da |
Primeiro membro da banca: | LIMA, Analice de Almeida |
Segundo membro da banca: | SOUZA, Sandra Rodrigues de |
Terceiro membro da banca: | SILVA, Simone Gomes da |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar as concepções dos professores de biologia sobre avaliação da aprendizagem e quais influências existem sobre seu pensar e praticar no processo de avaliação. Trata-se de um estudo de caso de dois professores de biologia, denominamos de marinho e saúde, de uma escola pública estadual da zona norte de Recife no Estado de Pernambuco. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas e observações e para a análise de dados utilizamos a análise de conteúdo de Bardin. Foram determinados a priori quatro categorias teóricas relacionadas as quatro gerações da avaliação proposta por Guba e Licoln: primeira geração da avaliação – geração da mensuração; segunda geração da avaliação – geração da descrição; terceira geração da avaliação – geração do juízo de valor; e quarta geração da avaliação – geração construtivista responsiva, mas quando analisado os dados conseguimos encontrar três categorias empíricas que distribuímos nas três primeiras gerações da avaliação, não encontramos indícios de quarta geração da avaliação no discurso dos professores. Sendo assim, ao final do trabalho percebemos que os professores possuem características de forma mais contundente das três primeiras gerações da avaliação e que essa questão está relacionada as influências da vida escolar de cada professor que fazem com que avaliem conforme foram avaliados ao longo de sua vida acadêmica, mas existe um esforço e um reconhecimento nas falhas em relação a forma de avaliar, mas que não são suficientes para modificar suas ações em sala. Sendo assim é necessário que exista na escola uma formação continuada sobre avaliação da aprendizagem para que os professores possam ressignificar seu conceito de avaliação e possam colocar em prática essa nova filosofia. |
Abstract: | This work aimed to analyze the conceptions of biology teachers about learning assessment and what influences exist on their thinking and practicing in the evaluation process. It is a case study of two professors of biology, we call the marine and health, of a state public school in the northern reef area in the State of Pernambuco. For the data collection, interviews and observations were made and for the data analysis we used the Bardin content analysis. Four theoretical categories related to the four generations of the evaluation proposed by Guba and Licoln were determined a priori: first generation of the evaluation - generation of the measurement; second generation of evaluation - description generation; third generation of evaluation - generation of value judgment; and fourth generation evaluation - constructivist generation responsive, but when analyzed the data we can find three empirical categories that we distributed in the first three generations of the evaluation, we do not find evidence of fourth generation of the evaluation in the teachers' discourse. Thus, at the end of the study, we perceive that teachers possess characteristics more strongly than the first three generations of the evaluation and that this question is related to the influences of the school life of each teacher that cause them to evaluate as they were evaluated throughout their academic life , but there is an effort and recognition in the failings as to how to evaluate, but that are not enough to modify their actions in the room. Therefore, there is a need for continuous training in the evaluation of learning in schools so that teachers can re-signify their concept of evaluation and put this new philosophy into practice. |
Palavras-chave: | Ensino de biologia Formação de professores Avaliação da aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | SANTANA, Tamara Menezes Soriano de Souza de. Concepções de professores de biologia sobre avaliação da aprendizagem : relação do discurso e a prática. 2019. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8330 |
Data de defesa: | 28-Aug-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino das Ciências |
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