Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8326
Tipo do documento: Tese
Título: Significados sistêmico-complexos mediados pela linguagem audiovisual : investigando os fatores bio-sócio-histórico-culturais que permeiam as interações entre “ser humano-ambiente-teia alimentar”
Autor: MACÊDO, Patrícia Barros de 
Primeiro orientador: LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Primeiro coorientador: MARTINS, Marcelo Machado
Primeiro membro da banca: NOGUEIRA, Amanda Mansur Custódio
Segundo membro da banca: FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira
Terceiro membro da banca: AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do
Resumo: Acreditamos que a interpretação da linguagem audiovisual mediada pelos movimentos de Desconstrução Orientada e Reflexiva e Reelaboração Paradigmática Articulada, movimentos do Modelo das Múltiplas Perspectivas Pernambuco – MoMuP-PE, pode fornecer ao professor subsídios para que ele possa realizar “leituras” mais aprofundadas e interconectadas sobre diferentes temáticas veiculadas por esta linguagem, neste caso, em particular, sobre a alimentação. Esta temática foi escolhida, porque inclui aspectos de natureza biológica (fisiológicas e psicoemocionais) e de natureza sócio-histórico-cultural (modos de obter, preparar e consumir os alimentos), além de possibilitar diferentes análises. Mediante o vasto universo de teorias semióticas existentes, elegemos a semiótica peirceana para análise dos audiovisuais selecionados (Super Size Me, Primal connections e Ratatouille). Sendo assim, partimos da seguinte questão: como a compreensão semiótica da linguagem audiovisual pode subsidiar o processo de ensino-aprendizagem de professores visando à interpretação e a reelaboração de significados Sistêmico-Complexos sobre os fatores bio-sócio-histórico-culturais que permeiam as interações entre “ser humano-ambiente-teia alimentar” mediante a vivência de uma formação em serviço pautada no MoMuP-PE? Com a intenção de respondê-la, elegemos como objetivo geral: Investigar o processo de interpretação e reelaboração de significados Sistêmico-Complexos de professores a respeito dos fatores bio-sócio-histórico-culturais quanto à relação “ser humano-ambiente-teia alimentar”, mediados pela linguagem audiovisual articulada ao MoMuP-PE, à luz da semiótica peirceana. Os aportes teóricos fundamentam-se na articulação de quatro eixos – 1, os paradigmas da Ciência (Cartesiano, Sistêmico e Complexo); 2, o MoMuP-PE; 3, a Semiótica peirceana e 4, Significados Sistêmico-Complexos. Sete docentes participaram deste trabalho. Os instrumentos utilizados foram – Kit conceitual visando à elaboração de Organizações Conceituais em Rede (OCR) em Parking Lot; os audiovisuais: Super Size Me, Primal connections e Ratatouille; questionário; PowerPoint sobre semiótica; entrevistas e planos de aula. Os momentos metodológicos vivenciados foram: apresentação do Caso, Desconstrução Orientada e Reflexiva e Reconstrução e Reelaboração Articulada Paradigmática. Da análise dos audiovisuais infere-se que Super Size Me é um documentário consumerista e de oposição ao consumo de fast foods, Primal Connections trata-se de um documentário baseado na análise bio-sócio-histórico-cultural da alimentação e Ratatouille é uma animação que, além de explorar a temática alimentação, aborda as relações de poder/hierarquia na cozinha, questões de higiene e gênero. Verificou-se nas respostas ao questionário que a maioria dos docentes utiliza imagens e audiovisuais em suas aulas. A maioria das postagens/respostas se centraram na interpretação de sua textualidade. É perceptível a transição entre os níveis de Primeiridade, Secundidade e Terceiridade dos docentes-intérpretes. As primeiras OCR centraram-se nas relações biológicas, sub e microscópicas, pontualmente aparecem questões sócio-histórico-culturais. Nas segundas OCR observam-se relações macroscópicas e, em alguns casos, como nos grupos G.02 e G.03 há um maior diálogo entre as questões bio-sócio-histórico-culturais.
Abstract: We believe that the interpretation of audiovisual language mediated by the movements of Oriented and Reflective Deconstruction and Articulated Paradigmatic Re-elaboration, movements of the Multiple Perspective Model Pernambuco - MoMuP-PE, can provide the teacher with subsidies so that he can perform deeper and interconnected "readings" about different themes conveyed by this language, in this case, in particular, about food. This theme was chosen because it includes aspects of a biological nature (physiological and psycho-emotional) and socio-historical-cultural (ways of obtaining, preparing and consuming food), as well as allowing different analyzes. Through the vast universe of existing semiotic theories, we chose Peirce's semiotics for analysis of the selected audiovisuals (Super Size Me, Primal connections and Ratatouille). Thus, we start from the following question: How can semiotic understanding of audiovisual language support the teaching-learning process of teachers aiming at the interpretation and re-elaboration of Systemic-Complex meanings on the bio-socio-historical-cultural factors that permeate interactions? between “human-environment-food web” through the experience of in-service training guided by MoMuP-PE? With the intention of answering it, we elect as general objective: To investigate the process of interpretation and re-elaboration of Systemic-Complex meanings of teachers regarding the bio-socio-historical-cultural factors regarding the relation “human-environment-food web”. , mediated by the audiovisual language articulated to MoMuP-PE, in the light of Peircean semiotics. The theoretical contributions are based on the articulation of four axes - 1, the paradigms of Science (Cartesian, Systemic and Complex); 2, MoMuP-PE; 3, Peirce's Semiotics and 4, Systemic-Complex Meanings. Seven teachers participated in this work. The instruments used were: - Conceptual Kit aiming at the elaboration of Network Conceptual Organizations (OCR) in Parking Lot; the audiovisuals: Super Size Me, Primal connections and Ratatouille; quiz; Semiotics PowerPoint; interviews and lesson plans. The methodological moments experienced were: Case presentation, Oriented and Reflective Deconstruction and Paradigmatic Articulated Rebuilding and Reconstruction. From the audiovisual analysis it appears that Super Size Me is a consumerist documentary and opposed to fast food consumption, Primal Connections is a documentary based on the bio-socio-historical-cultural analysis of food and Ratatouille is an animation that In addition to exploring the theme of food, it addresses power / hierarchy relationships in the kitchen, hygiene issues and gender. Was s found in the answers to the questionnaire that most teachers use images and audiovisual in their classes. Most posts / replies focused on interpreting their textuality. It is noticeable the transition between the levels of Firstness, Secondness and Thirdness of teacher-interpreters. The first OCRs focused on biological, sub and microscopic relationships, punctually appearing socio-historical-cultural issues. In the second OCR macroscopic relationships are observed, and in some cases, as in groups G.02 and G.03 there is a greater dialogue between the bio-socio-historical-cultural issues.
Palavras-chave: Linguagem audiovisual
Semiótica
Formação de professores
Ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: MACÊDO, Patrícia Barros de. Significados sistêmico-complexos mediados pela linguagem audiovisual : investigando os fatores bio-sócio-histórico-culturais que permeiam as interações entre “ser humano-ambiente-teia alimentar”. 2019. 286 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8326
Data de defesa: 12-Ago-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Patricia Barros de Macedo.pdfDocumento principal7,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.