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Tipo do documento: Tese
Título: A política de avaliação em larga escala e as suas possíveis influências na matemática do ensino médio, um estudo do currículo na ação
Autor: SILVA, Maurílio Mendes da 
Primeiro orientador: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Primeiro membro da banca: ALBUQUERQUE, Targélia Ferreira Bezerra de Souza
Segundo membro da banca: ARRUDA, Rinalda Fernanda de
Terceiro membro da banca: ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de
Quarto membro da banca: ALMEIDA, Jadilson Ramos de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo compreender o encadeamento discursivo dos diferentes atores educacionais no processo de difusão ideológica que estabelece vínculos entre os índices do SAEPE e a qualidade educacional. O recorte discursivo foi composto por cinco atores educacionais com funções distintas, do gerente de avaliação estadual ao professor regente de Matemática. Eles responderam quatro questões de uma entrevista semiestruturada com perguntas relacionadas ao referido sistema de avaliação. A análise dos discursos foi pautada na ACD de Fairclough e confrontada com o currículo na ação (Sacristán) de duas unidades didáticas de uma turma de Matemática do Ensino Médio. Teoricamente, o nosso estudo apoia-se nos estudos sobre políticas educacionais de Ball, da relação entre ideologia e currículo de Apple, além da contribuição de outros importantes autores. Para a análise do currículo na ação, foi elaborada uma mandala composta por múltiplos condicionantes da prática educativa, circunscrita pela interlocução de três aspectos da vida escolar (escola, conhecimento e educador) e contida na instituição intermediária da educação que, por sua vez pertence à instituição central da educação. As observações das sequências didáticas, registradas no diário de campo, foram analisadas a partir da integração dos seus condicionantes e traduzidas em quadros comparativos do currículo oficial com o currículo na ação e em gráficos da distribuição das aulas por atividades. Constatamos que o discurso dos atores educacionais, embora subjetivos, revelam traços das funções ocupadas por eles. Quanto mais próximo da instituição central da educação, maior o alinhamento do sujeito com a política de avaliação. No currículo na ação, o professor regente apresenta traços de um discurso contra-hegemônico perante a política do SAEPE, porém as orientações externas voltadas à melhoria dos índices avaliativos fazem-se presentes na sua prática. Fato observado na explanação de conteúdos da matriz do SAEPE em detrimento da abordagem de conteúdos sugeridos pelo currículo oficial.
Abstract: This paper aimed to understand the discursive chain of different educational actors in the process of ideological diffusion that establishes links between SAEPE indices and educational quality. The discursive cut was composed of five educational actors with different functions, from the state assessment manager to the conducting mathematics teacher. They answered four questions from a semi-structured interview with questions related to that assessment system. The analysis of the speeches was based on the Fairclough ACD and confronted with the curriculum in action (Sacristán) of two didactic units of a High School Mathematics class. Theoretically, our study draws on Ball's educational policy studies, the relationship between Apple's ideology and curriculum, and the contributions of other leading authors. For the analysis of the curriculum in action, a mandala composed of multiple constraints of educational practice was elaborated, circumscribed by the interlocution of three aspects of school life (school, knowledge and educator) and contained in the intermediate institution of education that, in turn, belongs to central institution of education. The observations of the didactic sequences, recorded in the field diary, were analyzed from the integration of their conditions and translated into comparative tables of the official curriculum with the curriculum in action and graphs of the distribution of classes by activities. We find that the discourse of the educational actors, although subjective, reveals traces of the functions occupied by them. The closer to the central institution of education, the greater the alignment of the subject with the evaluation policy. In the curriculum in action, the conducting teacher presents traces of a counter-hegemonic discourse in relation to SAEPE policy, but external orientations aimed at improving the evaluation indexes are present in his practice. Fact observed in the explanation of contents of the SAEPE matrix in detriment of the approach of contents suggested by the official curriculum.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Ensino médio
Avaliação em larga escala
Currículo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Maurílio Mendes da. A política de avaliação em larga escala e as suas possíveis influências na matemática do ensino médio, um estudo do currículo na ação. 2019. 232 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8325
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

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