Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8324
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação de professores e ensino de ecologia : ampliando horizontes imaginativos por meio de Danças Circulares Sagradas
Título(s) alternativo(s): Teacher education and ecology teaching : broadening imaginative horizons through Sacred Circular Dances
Autor: SANTOS, Wanessa Kamily Bezerra dos 
Primeiro orientador: FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira
Primeiro coorientador: CAVALCANTE, Edneida Rabelo
Primeiro membro da banca: MUHLE, Rita Paradeda
Segundo membro da banca: LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Resumo: O ensino de ecologia, quando integra aspectos referentes ao mundo social e humano, produz novas formas de compreender a própria ecologia que passa a ser mais abrangente. No sentido de explorar essa possibilidade, o presente trabalho teve por objetivo analisar os significados atribuídos por licenciandos a uma vivência participativa ecologicamente orientada, as Danças Circulares Sagradas, como meio de ampliar os sentidos da ecologia em um processo de formação inicial de professores. Além dos significados inerentes aos contextos sociais e culturais que lhes deram origem, as Danças Circulares Sagrados, atualmente, têm sido ressignificadas como práticas integrativas e inseridas em contextos de promoção de saúde e educação ambiental, o que nos levou a indagar pelo seu potencial no campo da formação de professores de Ciências Biológicas. Nosso percurso metodológico implicou uma etapa de vivência da autora-pesquisadora em rodas de danças circulares e outra etapa de planejamento, execução-participação e análise de uma vivência formativa que integrou Danças Circulares Sagradas na Licenciatura em Ciências Biológicas, notadamente, na disciplina Prática de Ecologia. Foram utilizados procedimentos de pesquisa voltados à constituição e análise dos significados atribuídos pelos participantes licenciandos à vivência proposta, tais como observação participante e análise textual sob um enfoque fenomenológico-hermenêutico. Os resultados apontam que as Danças Circulares Sagradas, quando contextualizadas dentro de um plano de ensino, podem contribuir com o processo de formação inicial de professores de Ciências Biológicas, notadamente, no campo da formação de sensibilidades quanto à dimensão humana na ecologia, tendo em vista integrar elementos da arte, da imaginação e da valorização do corpo e dos sentidos, abrindo novos horizontes imaginativos de aprendizagem.
Abstract: The teaching of ecology when coupled with a context that highlights aspects of culture, the relationship between man / society and nature and surpasses only technical concepts strengthens the breaking of breaks within the field of teaching and learning in teacher training, besides instilling new perspectives. understanding about the meaning of ecology itself. Thus, this dissertation aimed to understand how a participatory experience - the Sacred Circular Dances - of counter-cultural bias that integrates, especially the different cultures and the body as a central aspect, can contribute to the teaching of ecology and teacher education. Circular Dances dialogue in a context that involves well-being, happiness, health and healing and is also related to the field of ecological epistemologies. Our methodological course was accomplished through a stage of field immersion, observation and participation in wheels; In the second phase of the research we propose an experience with Circular Dance in the classroom of biology teacher training, in the discipline of ecology practice. After the experience, the undergraduates were able to narrate the experience of the practice through narrative texts in first person that were later interpretatively analyzed under a phenomenological focus. Our results indicate that Sacred Circular Dances, when contextualized within a program that includes and aims learning that promotes breakpoints and escape from the traditional model, are potential for learning in ecology teaching. These results lead us to reflect on the processes in the formation of biology teachers and how they can be more significant when they dialogue with elements of art, imagination and appreciation of the body and senses generating new imaginative horizons of learning.
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino de ecologia
Dança circular
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SANTOS, Wanessa Kamily Bezerra dos. Formação de professores e ensino de ecologia : ampliando horizontes imaginativos por meio de Danças Circulares Sagradas. 2019. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8324
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wanessa Kamily Bezerra dos Santos.pdfDocumento principal2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.