Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8323
Tipo do documento: Tese
Título: Aulas de campo em contextos escolares : práticas e aprendizagens com a natureza
Autor: SILVA, Renata Priscila da 
Primeiro orientador: FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Luiz Marcelo de
Segundo membro da banca: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura
Terceiro membro da banca: ALMEIDA, Argus Vasconcelos de
Quarto membro da banca: JÓFILI, Zélia Maria Soares
Resumo: A partir de uma perspectiva fenomenológica e ecológica e de uma abordagem etnográfica, a pesquisa que você tem em mãos, ou na tela, investiga as aulas de campo em contextos escolares em termos de suas relações, práticas pedagógicas e aprendizagens. Para tal, propomos a análise do fenômeno aula de campo a partir de um posicionamento epistemológico e metodológico que, de certo modo, confronta o paradigma moderno e traz à tona o lugar da materialidade do mundo na aprendizagem. O objetivo geral foi analisar percursos de professores e estudantes em aulas de campo, ligadas a ciências e biologia, em diferentes contextos escolares, com atenção aos sentidos da natureza na produção de práticas pedagógicas e processos de aprendizagem. O trabalho de campo foi desenvolvido na educação básica e no ensino superior, a partir do acompanhamento de atividades no 6º ano do ensino fundamental de uma escola particular, no 2º ano do ensino médio de uma escola pública e de duas turmas dos cursos de bacharelado e licenciatura de Ciências Biológicas de uma universidade pública. Não é intenção da pesquisa fazer um estudo comparativo mediante realidades tão distintas, mas sim, abrir caminhos para olhar a diversidade das aulas de campo e assim identificar pontos de convergência e diálogo entre os diferentes contextos que nos permitiam uma articulação teórico-empírica sobre a temática enfocada. Os resultados apontam que as aulas de campo têm potencial para novas relações com o conhecimento ao possibilitarem o aparecimento, em um processo dinâmico de percepção corporal, do mundo dos materiais, geralmente oculto ou subentendido no espaço da sala de aula onde, geralmente, se privilegia o discurso científico. A percepção corporal e as interações estabelecidas com os materiais nos ambientes naturais evocam uma gama de sensações em um processo mútuo de ser afetado e afetar, tornando-se assim mais sensível ao mesmo. Isto pode propiciar experiências estéticas que, por sua vez, conduzem a sensibilidades éticas orientadas para a conservação da natureza e o respeito à vida. Todavia, a percepção corporal e a experiência estética situam-se entre aquilo que “vaza” as intencionalidades das aulas de campo em ensino de ciências e biologia, geralmente voltadas para a aquisição de conhecimentos científicos. Torná-los mais presentes nas propostas pedagógicas é possível mediante uma educação experiencial atenta a aspectos da experiência em si e orientada por posturas mais investigativas dos alunos, entendendo que, é no engajamento com o mundo que aprendemos sobre/com ele, e isto exige uma relação ativa. O professor pode mediar situações nas quais esse engajamento é possível, educando a atenção dos estudantes para novas percepções do mundo.
Abstract: From a phenomenological and ecological perspective and an ethnographic approach, the research you have in your hands, or on-screen, investigates field classes in school contexts in terms of their, pedagogical practices, and learning relationships. Therefore, considering that there are a conceptual and theoretical valorization and a true educational interest in field classes in environments considered natural, we propose the analysis of this phenomenon from an epistemological and methodological positioning that, in a way, confronts the modern paradigm and brings out the place of the materiality in the learning world. The main goal was to analyze teachers and student’s trajectory in field classes, linked to science and biology in different school contexts, focus on the senses of nature in the pedagogical practices and learning process production. The study was developed in basic and higher education. Thus, we followed the field classes’ activities from, a 6th-grade private school class, a 2nd high school class from a public school and two bachelor degree and teacher training Biological Science classes from a public university. It is not the point of this investigation to make a comparative study through such different realities, but rather open ways to look at the diversity of these field classes and thus identify convergence points and the dialogue between the different contexts that allow us a theoretical-empirical articulation on the subject focused. The results show field classes have the potential for new relationships with knowledge, by allowing the emergence, in a dynamic process of body perception, from the world of materials, usually hidden or implied in the classroom space, where generally the scientific speech is privileged. Body perception and interactions established in material flow, in natural environments, call a range of sensations in a mutual process of being affected and affecting, contributing to a more sensitive relationship it. This can provide aesthetic experiences that, in turn, lead to ethical sensitivities oriented towards the conservation of nature and respect to life. However, the body perception and the aesthetic experience situated among what "leaks" is the intentionality of field classes in science and biology teaching, generally aimed at the acquisition of scientific knowledge. Making them more present in the pedagogical proposals is possible through an experiential education, attentive to experience aspects itself and guided by more students’ investigative attitudes, understanding that it is in the engagement with the world that we learn about/with it, and this requires a relationship. The teacher can mediate situations where such engagement is possible by educating students' attention to new world perceptions.
Palavras-chave: Aula de campo
Prática pedagógica
Ensino-aprendizagem
Epistemologia ecológica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Citação: SILVA, Renata Priscila da. Aulas de campo em contextos escolares : práticas e aprendizagens com a natureza. 2019. 310 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8323
Data de defesa: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Renata Priscila da Silva.pdfDocumento principal9,79 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.