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Tipo do documento: Dissertação
Título: Greenwashing accusation score : a mensurement procedure
Autor: FREITAS NETTO, Sebastião Vieira de 
Primeiro orientador: SOBRAL, Marcos Felipe Falcão
Primeiro coorientador: RIBEIRO, Ana Regina Bezerra
Primeiro membro da banca: SOBRAL, Marcos Felipe Falcão
Segundo membro da banca: RIBEIRO, Ana Regina Bezerra
Terceiro membro da banca: CORRÊA, Maria Iraê de Souza
Resumo: Os problemas ambientais são uma das principais preocupações dos stakeholders e da Sociedade como um todo. O problema está se agravando e os consumidores passaram a valorizar produtos eco-inovadores que possuem menor impacto ambiental. Perante esta demanda, as organizações em volta do mundo passaram a desenvolver produtos verdes e aplicar estratégias de marketing verde para ganhar competitividade e diferenciação. Entretanto, muitas empresas realizam de forma intencional, ou não, o greenwashing, que induz o consumidor a perceber uma maior performance social e/ou ambiental de um produto/serviço e/ou empresa, que pode influenciar suas decisões. Diante deste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o fenômeno do greenwashing através de um modelo, proposto para medir o fenômeno em organizações. Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar definições e conceitos relacionados ao fenômeno do greenwashing; identificar características e tipologias relacionadas ao fenômeno do greenwashing; propor um modelo para mensurar o fenômeno do greenwashing; e, aplicar o modelo em organizações e avaliar seus resultados. A pesquisa possui uma caracterização exploratória e prescritiva, através de uma abordagem quantitativa. Aplicando uma revisão sistemática da literatura foram identificadas as principais dimensões e tipologias do greenwashing, que foram utilizadas para o desenvolvimento do modelo chamado de Greenwashing Accusation Score. As dimensões foram chamadas de firm-level claim, firm-level executional, product-level claim e product-level executional e um framework foi elaborado. A ferramenta proposta foi aplicada em duas empresas multinacionais onde foram destacadas as dimensões de análise que obtiveram maior pontuação, firm-level executional e product-level greenwashing. O que pode indicar uma maior aplicação de elementos chamados executionals ao invés de firm-level e product-level claim. O trabalho possui como limitação um processo decisório individual, como sugestão para trabalhos futuros o modelo pode ser aplicado por um comitê de especialistas por segmento.
Abstract: Environmental issues are a major concern of stakeholders and of the Society as a whole. The problem is getting worse and consumers have come to value eco-innovative products that have less environmental impact. Faced with this demand, organizations around the world began to develop green products and apply green marketing strategies to gain competitiveness and differentiation. However, many companies intentionally or not, perform greenwashing, which misleads consumers to perceive higher social and/or environmental performance of a product/service and/or company, which may influence their decisions. Given this context, the general objective of this research is to analyze the phenomenon of greenwashing through a model, proposed to measure the phenomenon in organizations. The specific objectives of the research are: to identify definitions and concepts related to the phenomenon of greenwashing; identify characteristics and typologies related to the phenomenon of greenwashing; propose a model to measure the phenomenon of greenwashing; and apply the model to organizations and evaluate their results. The research has an exploratory and prescriptive characterization, through a quantitative approach. Applying a systematic literature review we identified the main dimensions and typologies of greenwashing, which were used for the development of the model called Greenwashing Accusation Score. The dimensions were called firm-level claim, firm-level executional, product-level claim and product-level executional, and a framework was developed. The proposed tool was applied in two multinational companies where the dimensions of analysis that obtained the highest score, firm-level executive and product-level greenwashing were highlighted. Which may indicate a greater application of elements called executionals rather than firm-level and product-level claim. The work has as limitation an single-person decision process, as a suggestion for future work, the model can be applied by a committee of experts by segment.
Palavras-chave: Greenwashing
Marketing verde
Modelo aditivo
Área(s) do CNPq: OUTROS::ADMINISTRACAO RURAL
Idioma: eng
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural
Citação: FREITAS NETTO, Sebastião Vieira de. Greenwashing accusation score : a mensurement procedure. 2019. 69 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8322
Data de defesa: 21-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

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