Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8314
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso de bibliotecas digitais na educação à distância : dialogando com as perspectivas dos estudantes de graduação da UAEADTec / UFRPE
Autor: ARAÚJO, Elisabeth da Silva 
Primeiro orientador: MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de
Primeiro coorientador: SILVA, Ivanda Maria Martins
Primeiro membro da banca: ALBUQUERQUE, José de Lima
Segundo membro da banca: DINIZ, Juliana Regueira Bastos
Terceiro membro da banca: CORREIA NETO, Jorge da Silva
Resumo: O acesso à informação científica é uma das bases da educação superior, pois é através destas informações, adaptadas a outras realidades, que surgem novos saberes científicos. Na atual sociedade da informação, existe uma gama imensa de informações disponíveis na Internet, no entanto, para fins científicos e acadêmicos é necessário utilizar fontes confiáveis de informação. Como exemplo destas fontes, temos as Bibliotecas Digitais (BD), que são fontes de informação confiáveis, seguras e tecnicamente organizadas para a pesquisa, tais quais as bibliotecas físicas ou tradicionais, só que em formato digital. Esta pesquisa trata do tema Biblioteca Digital no âmbito da Educação a Distância (EAD), por meio de uma pesquisa de levantamento que teve como objetivo analisar a perspectiva dos estudantes de graduação da EAD acerca das BD. O espaço de pesquisa foi a Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A pesquisa é do tipo aplicada e de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. O instrumento de pesquisa utilizado para a coleta de dados foi o questionário on-line, composto de perguntas abertas e fechadas e a população é composta pelos estudantes dos cursos de graduação da UAEADTec. Através do questionário objetivamos identificar como os estudantes costumam realizar suas pesquisas acadêmicas e se conhecem as BD disponibilizadas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da UFRPE. Para análise dos dados, foi utilizada a Análise do Conteúdo de Bardin, através da qual foi possível categorizar as respostas para uma análise qualitativa dos dados. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes de graduação da UAEADTec desconhecem as BD disponibilizadas pelo SIB/ UFRPE e dentre os que conhecem, poucos fazem uso por dificuldades com acesso às bases, demonstrando a necessidade de divulgação e treinamento acerca destas bibliotecas para os alunos da modalidade a distancia, visto que estes podem usufruir das mesmas de forma remota e simultânea, sem a necessidade de deslocamento e através de qualquer dispositivo com acesso a Internet.
Abstract: Access to scientific information is one of the bases of college education, because it is thought this information, adapted to other realities, which arise the new scientific knowledge. In the current Information society, there is a enormous range of information available on the Internet, however, for scientific and academic purposes it is necessary to use trusted sources of information. As an example of these sources there are the Digital Libraries (DL), that are sources of information reliable, secure and technically organized for research, such as physical or traditional libraries, only in digital format. This research deals with the theme Digital Library in the scope of Distance Education (EAD), by means of a survey that aimed to analyze the perspective of undergraduate students of EAD about the BD. The research site was the Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) of the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). The research is of an applied and exploratory nature, with a qualitative approach. The research instrument used for data collection was the online questionnaire, composed of open and closed questions and the population is composed of the undergraduate students of the UAEADTec. Through the questionnaire we aimed to identify how students usually perform their academic research and know the BD made available by the Sistema Integrado de Bibliotecas da UFRPE (SIB). To analyze the data, we used the Bardin Content Analysis, through which it was possible to categorize the answers for a qualitative analysis of the data. The results showed that most of the undergraduate students of UAEADTecare unaware of the BDs made available by the SIB / UFRPE and of those they know, few make use of difficulties with access to the databases, demonstrating the need for dissemination and training about these libraries for the students of remote mode, since they can enjoy them remotely and simultaneously, without the need of scrolling and through any device with Internet access.
Palavras-chave: Biblioteca digital
Educação a distância
Acesso à informação
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância
Citação: ARAÚJO, Elisabeth da Silva. Uso de bibliotecas digitais na educação à distância : dialogando com as perspectivas dos estudantes de graduação da UAEADTec / UFRPE. 2019. 97 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8314
Data de defesa: 20-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elisabeth da Silva Araujo.pdfDocumento principal8,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.