Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8311
Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação continuada de professores : aportes teórico-metodológicos da análise linguística na perspectiva de gênero
Autor: ALBUQUERQUE, Paulo Januário de 
Primeiro orientador: SILVA, Morgana Soares da
Primeiro coorientador: LIMA, Gustavo Henrique da Silva
Primeiro membro da banca: LIMA, Hérica Karina Cavalcanti de
Segundo membro da banca: SILVA, Jorge Luís Lira da
Resumo: Esta dissertação teve por objetivo geral analisar o impacto da formação docente sobre Análise Linguística (AL) na perspectiva de gênero na construção e na execução de uma sequência didática em uma turma de 6º ano de uma escola pública do Município de Garanhuns. A questão de pesquisa que buscamos averiguar é a seguinte: Como formações continuadas ministradas por esta pesquisa contribuíram para a prática docente da professora participante, a partir da criação e da aplicação de uma sequência didática sobre produção de texto na perspectiva da Análise Linguística? A pesquisa justifica-se devido ao fato de os professores em geral alegarem dificuldades em trabalhar o eixo vertical da AL em relação aos eixos da Leitura e da Escrita na escola, como preconizam os documentos oficiais (PCN, PCE). Por isso, este estudo promoveu a reflexão desses temas através da oferta de formações continuadas para professores de Língua Portuguesa dos Anos Finais do Ensino Fundamental do Agreste Meridional. Insere-se esta pesquisa no campo da Linguística Aplicada de concepção interacionista da linguagem para o ensino de língua materna. Além disso, discute questões relacionadas à Formação Docente, a partir dos aportes teóricos de Perrenoud (2002), Tardif (2002), Imbernón (2009), Silva (2007), Pimenta (2002), dentre outros. Os estudos sobre língua(gem), gênero, texto e ensino apoiam-se nas concepções teóricas de Bakhtin (1997, 2003), Marcuschi (2008) e Neves (2014). Os pressupostos teóricos de AL e gramática aqui mencionados estão embasados nas concepções teóricas adotadas por Geraldi ([1984] 2012, 1997), Bezerra e Reinaldo (2013), Mendonça (2006), Antunes (2003) e Faraco (2008). As concepções de produção de texto estão norteadas por Geraldi ([1984] 2012, 1997), Antunes (2003), dentre outros. Os estudos e elaboração da Sequência Didática (SD) amparam-se em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), complementadas pelas discussões em Mendonça (2008). Por centrar-se na compreensão dos significados atribuídos pelos sujeitos às suas ações, e por se ocupar de um nível de realidade que não pode ser quantificado, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza etnográfica e uma pesquisa-ação, devido a seu caráter interventivo. Dessa maneira, sua metodologia apoia-se em Lakatos (2010), Lüdke e André (2013), Gil (2010), Minayo (2013), Thiollent (1986), Xavier (2010), dentre outros. O corpus da pesquisa está organizado a partir de entrevista semiestruturada, resposta a questionário, atividades didáticas desenvolvidas pelos professores, Plano de Ação da Intervenção e SD criada. Em relação aos sujeitos da pesquisa, temos os professores, o formador e a professora participante final que elaborou e aplicou uma SD sobre produção de texto na perspectiva da AL. De maneira geral, os resultados revelaram que os professores ainda confundem ensino embasado na perspectiva da AL com ensino da gramática tradicional. Também se comprovou que os professores têm dificuldades em articular os eixos de ensino da Leitura, da Escrita e da AL em relação ao trabalho com gêneros na escola. Quanto às formações ministradas por esta pesquisa, elas não alcançaram todas as pretensões iniciais, mas fortaleceram as discussões teóricas e práticas a respeito do ensino de gêneros na perspectiva da AL, contribuindo para a prática docente.
Abstract: This dissertation aimed to analyze the impact of teacher training on Linguistic Analysis (LA) from a gender perspective in the construction and execution of a didactic sequence in a 6th grade class from a public school in the Municipality of Garanhuns. The question of research that we seek to investigate is the following: How continued formations taught by this research contributed to the teaching practice of the participating teacher, from the creation and the application of a didactic sequence on text production from the perspective of Linguistic Analysis? The research is justified due to the fact that teachers allege difficulties in working the vertical axis of LA in relation to the axes of Reading and Writing in school, as the official documents (PCN, PCE) recommend. Therefore, this study promoted the reflection of these themes through the provision of continuous training for teachers of Portuguese Language of the Final Years of Elementary School in Southern Agreste. It is also inserted this research in the field of Applied Linguistics of interactionist conception of the language for the teaching of mother tongue. In addition, it discusses issues related to Teacher Education, based on the theoretical contributions of Perrenoud (2002), Tardif (2002), Imbernón (2009), Silva (2007) and Pimenta (2002). The studies on language (gem), gender, text and teaching are based on the theoretical conceptions of Bakhtin (1997, 2003), Marcuschi (2008) and Neves (2014). Theoretical contributions on AL and grammar mentioned here are based on the theoretical conceptions of Geraldi ([1984] 2012, 1997), Bezerra and Reinaldo (2013), Mendonça (2006), Antunes (2003) and Faraco (2008). The conceptions about text production are guided by Geraldi ([1984] 2012, 1997), Antunes (2003), among others. The studies and elaboration of the Didactic Sequence (SD) are based on Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), complemented by the discussions in Mendonça (2008). By focusing on the understanding of the meanings attributed by the subjects to their actions, and by dealing with a level of reality that can not be quantified, it is a qualitative research of an ethnographic nature and an action research, due to its character intervention. In this way, his methodology is based on Lakatos (2010), Lüdke and André (2013), Gil (2010), Minayo (2013), Thiollent (1986) and Xavier (2010). The corpus of the research is organized from a semi-structured interview, questionnaire response, didactic activities developed by teachers, Intervention Action Plan and SD created. Regarding the subjects of the research, we have the teachers, the trainer and the final participant teacher who elaborated and applied a SD on text production from the LA perspective. Overall, the results revealed that teachers still confuse AL teaching with grammar teaching. It has also been shown that teachers have difficulties in articulating the teaching axes of Reading, Writing and AL in relation to working with genders in school. As for the training provided by this research, they did not reach all the initial pretensions, but they strengthened the theoretical and practical discussions regarding the teaching of genres in the perspective of the LA, contributing to the teaching practice.
Palavras-chave: Formação continuada
Formação de professores
Análise linguística
Gênero
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Unidade Acadêmica de Garanhuns
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)
Citação: ALBUQUERQUE, Paulo Januário de. Formação continuada de professores : aportes teórico-metodológicos da análise linguística na perspectiva de gênero. 2018. 233 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras (PROFLETRAS)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Garanhuns.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8311
Data de defesa: 30-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Paulo Januario de Albuquerque.pdfDocumento principal5,17 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.