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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLEÃO, Maria Thereza dos Anjos Carneiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216412878040946por
dc.contributor.advisor1MARTINS, Marcelo Machado-
dc.contributor.advisor-co1COSTA, Flávia Zimmerle da Nóbrega-
dc.date.accessioned2019-10-17T14:55:50Z-
dc.date.issued2019-08-12-
dc.identifier.citationLEÃO, Maria Thereza dos Anjos Carneiro. Identidade e fandom : análise de práticas sociais de fãs de Harry Potter. 2019. 101 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8278-
dc.description.resumoEm uma sociedade cujo consumo é determinante para a identidade do sujeito, bem como sua integração social, é fundamental identificar e estudar os elementos que promovem esses processos de construção individual e seus resultados nas relações interpessoais dentro de determinados contextos. Grupos de fãs têm se estabelecido ao longo dos anos em diversas áreas e seguido as tendências da marca nas mais diferentes plataformas, sob o efeito da convergência midiática. Um dos produtos amplamente propagado pela indústria cultural é a saga Harry Potter, que começou com uma série de livros e acabou tomando proporções globais, o que a consolidou como franquia. Nesta dissertação, apresentamos uma análise sobre o fenômeno Harry Potter sob a óptica do consumo cultural, com ênfase no consumo simbólico, com vistas à compreensão das formações identitárias que surgem do ato de “ser fã”, associadas ao pertencimento do sujeito a uma comunidade, o fandom, e às questões morais exploradas pela saga, que podem influenciar nas práticas sociais do indivíduo. Nesse contexto globalizado e de grande desenvolvimento tecnológico em que estamos vivendo, dimensões elementares das sociedades, como as noções de tempo e espaço, têm sido reconfiguradas. Essa mudança ocorre por intermédio das relações sociais, que têm sido cada vez mais moldadas por tecnologias digitais. Dessa forma, optamos por realizar uma análise netnográfica, no Facebook, com bases na Sociolinguística Interacional. Os dados resultantes da análise nos permitiram gerar trincas de significação, que representam as relações entre os atos de fala (comentários), as funções que eles geraram e os aspectos linguísticos, de visão êmica e de definição do “eu”, assegurando, assim, a compreensão do fenômeno investigado.por
dc.description.abstractIn a society where consumerism determines subjects’ identity and social integration, it becomes fundamental to identify and study the elements involved in the building of each individual as well as its results in their interpersonal relations given determined contexts. Fan groups have been estabilished throughout the latest years in the most diverse fields following brand trends in different plataforms, all as a result of media convergence. One of the most widely spread products in the cultural industry is the Harry Potter saga, which started as a series of books later becoming a global sensation and, therefore, a multi-platform franchise. In the present dissertation, the Harry Potter phenomenon is analysed based on cultural consumption and emphasis on symbolic consumption. We also intend to comprehend indentity formation derived from "being a fan", associated to the sense of belonging to a comunity or fandom, the moral topics explored in the saga and the influence that they might have over the individual's social interactions. Considering the large technological development and globalization burst observed in recent years, elementary social dimensions, like time and space, are being reconfigured. Change occurs through social relations, in turn being molded by digital technologies. As a result, we present a netnographic analysis, on Facebook, based on Interactional Socioliguistics. The resulting data allows the formation of signification triads, which represents the relations between the speechs (coments), their functions, the linguistic aspects, emic vicions and “self” definition, making it possible to investigate and draw conclusions from the observed events.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-10-17T14:55:50Z No. of bitstreams: 1 Maria Thereza dos Anjos Carneiro Leão.pdf: 2489268 bytes, checksum: 4ed4523cba80db86bd7b9f76aee67843 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-17T14:55:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Thereza dos Anjos Carneiro Leão.pdf: 2489268 bytes, checksum: 4ed4523cba80db86bd7b9f76aee67843 (MD5) Previous issue date: 2019-08-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Domésticaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConsumo culturalpor
dc.subjectConsumo simbólicopor
dc.subjectFã-clubepor
dc.subjectHarry Potterpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICApor
dc.titleIdentidade e fandom : análise de práticas sociais de fãs de Harry Potterpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

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