Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8269
Tipo do documento: Dissertação
Título: O currículo da EJA do campo : uma análise entre as perspectivas do MST e da Secretaria de Educação de Pernambuco
Autor: SILVA, Marcos Antônio Soares da 
Primeiro orientador: TAVARES, Maurício Antunes
Primeiro coorientador: RODRIGUES, Cibele Maria Lima
Primeiro membro da banca: RODRIGUES, Cibele Maria Lima
Segundo membro da banca: ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos
Terceiro membro da banca: BOTELHO, Denise Maria
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo fazer um estudo comparativo crítico entre o currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do campo, proposto pela Secretaria de Educação de Pernambuco/SE-PE, e a proposta de educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), identificando os pontos de aproximação e distanciamento entre essas, a fim de compreender a relação entre os pressupostos político-pedagógicos, o currículo e o projeto de sociedade e de formação humana em questão. Nas discussões sobre a materialização do paradigma da Educação do Campo na EJA do campo, as questões de currículo aparecem como elementos centrais, uma vez que possibilitam situar de que posição teórica, política e cultural se fala e que visões de mundo e de homem e de mulher se quer fortalecer. Neste sentido, torna-se um espaço de luta por possibilitar, entre diferentes grupos e interesses, a consolidação de um projeto de educação e de formação. Assim, se buscou analisar o currículo instituído pela SE-PE e as narrativas do MST sobre um processo de educação que promova o fortalecimento da construção da autonomia, da emancipação humana e de outras práticas pedagógicas. A abordagem da pesquisa foi qualitativa de cunho sócio-histórico e o Materialismo Histórico Dialético informou o percurso metodológico que a pesquisa tomou, realizando análise documental e utilizando entrevistas narrativas.
Abstract: This research aimed to make a critical comparative study between the Youth and Adult Education (EJA) curriculum proposed by the Education Secretariat of Pernambuco / SE-PE and the education proposal of the Landless Rural Workers Movement (MST) , identifying the points of approximation and distance between them, in order to understand the relationship between the political-pedagogical presuppositions, the curriculum and the project of society and human formation in question. In the discussions about the materialization of the Field Education paradigm in the field EJA, curriculum issues appear as central elements, since they make it possible to situate from which theoretical, political and cultural position are spoken and what visions of the world and man and of woman wants to strengthen herself. In this sense, it becomes a space of struggle to enable, among different groups and interests, the consolidation of an education and training project. Thus, it was sought to analyze the curriculum instituted by SE-PE and the MST narratives about an education process that promotes the strengthening of the construction of autonomy, human emancipation and other pedagogical practices. The research approach was qualitative of a socio-historical nature and the Historical Dialectic Materialism informed the methodological course that the research took, performing documentary analysis and using narrative interviews.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Educação do campo
Currículo
Movimento social
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: SILVA, Marcos Antônio Soares da. O currículo da EJA do campo : uma análise entre as perspectivas do MST e da Secretaria de Educação de Pernambuco. 2019. 112 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8269
Data de defesa: 20-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Antonio Soares da Silva.pdfDocumento principal1,36 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.