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Tipo do documento: Dissertação
Título: Concepções e práticas de professores da educação superior acerca da interdisciplinaridade
Autor: CORREIA, Waydja Cybelli Cavalcanti 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Monica Lopes Folena
Terceiro membro da banca: BOTELHO, Denise Maria
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender como os professores envolvidos nos projetos desenvolvidos pela metodologia Project Based Learning - PBL, concebem e vivenciam a interdisciplinaridade. Esta investigação foi realizada no Curso de Engenharia de Materiais da Unidade Acadêmica de São Bento – UASB de uma Instituição Federal de Ensino Superior localizada na capital de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, denominada do tipo estudo de caso, centrada em métodos e técnicas de recolha de dados que contemplaram os seguintes instrumentos: análise documental, entrevista semiestruturada e observação participante. As análises dos dados foram realizadas por meio dos princípios da análise de conteúdo. Verificou-se que, apesar da intencionalidade interdisciplinar descrita nos documentos oficias da IFES, a mesma não a conceitua, mantém a matriz curricular nos moldes disciplinares e propõe uma aprendizagem ativa através da metodologia PBL, sendo esse, atualmente, o espaço destinado às vivências de projetos interdisciplinares. Adicionalmente, percebeu-se que o projeto proposto no curso de Engenharia de Materiais através da PBL configurou-se como uma proposta multidisciplinar que buscava resolver um problema e para essa resolução, utilizava alguns conhecimentos de outras áreas do saber. O levantamento acerca das concepções dos professores nos mostrou que o conceito de interdisciplinaridade é visto de forma variada, oscilando entre uma integração, encontro, interação e relação entre as disciplinas. Os resultados demonstram que os professores apesar de reconhecerem a importância da interdisciplinaridade no processo de ensinoaprendizagem e na formação do engenheiro, mostram que praticá-la tem sido uma tarefa difícil no âmbito do caso estudado. Os obstáculos enfrentados pelos professores na prática, giram em torno dos seguintes aspectos: ausência da relação dialógica entre os sujeitos envolvidos; estrutura curricular pautada nos modelos disciplinares; estrutura física inadequada e a ausência de formação de professores para o desenvolvimento de uma prática interdisciplinar. Os professores também reconhecem os aspectos positivos do desenvolvimento de uma prática pedagógica interdisciplinar, sendo elas: uma aprendizagem ativa, melhoria no processo de aprendizagem dos alunos, formação integral do sujeito, possibilidade de aliar a teoria à prática etc. Esta investigação também traz alguns elementos de reflexão trazidas pelos professores a fim de auxiliar a melhoria do processo de desenvolvimento da interdisciplinaridade no contexto estudado, dentre eles: reestruturação da proposta curricular dos cursos de engenharia da Instituição, parceria entre universidade e empresas, espaços para planejamento pedagógico e formação de professores. Conclui-se, então, que apesar das dificuldades enfrentadas no desenvolvimento de uma proposta interdisciplinar, a mesma desvela-se como uma ferramenta capaz de melhorar o aprendizado e o desempenho dos estudantes, demonstrando a relevância da sua utilização na educação superior. Além disso, promove um clima organizacional de parceria e compartilhamento, em um ambiente marcado pelo isolamento, competição e vaidade.
Abstract: This research sought to understand how teachers involved in the projects developed by the Project Basead Learning (PBL) methodology conceive and experience interdisciplinarity. This research was carried out in the Course of Materials Engineering of the Academic Unit of São Bento - UASB of a Federal Institution of Higher Education located in the capital of Pernambuco. This is a qualitative research, called a case study, focused on methods and data collection techniques that included the following instruments: documentary analysis, semi-structured interview and participant observation. Data analyzes were performed using the principles of content analysis. It was verified that, despite the interdisciplinary intentionality described in the IFES official documents, it does not conceptualize it, it maintains the curricular matrix in the disciplinary models and proposes an active learning through the PBL methodology, which is currently the space destined to the experiences of interdisciplinary projects. Additionally, it was noticed that the project proposed in the Materials Engineering course through the PBL was configured as a multidisciplinary proposal that sought to solve a problem and for this resolution, used some knowledge of other areas of knowledge. The survey of teachers' conceptions showed that the concept of interdisciplinarity is seen in a varied way, oscillating between an integration, encounter, interaction and relation between the disciplines. The results show that teachers, despite recognizing the importance of interdisciplinarity in the teaching-learning process and the training of the engineer, show that practicing it has been a difficult task in the context of the case studied. The obstacles faced by teachers in practice revolve around the following aspects: absence of the dialogical relationship between the subjects involved; curricular structure based on the disciplinary models; inadequate physical structure and the absence of teacher training for the development of an interdisciplinary practice. Teachers also recognize the positive aspects of the development of an interdisciplinary pedagogical practice, such as: active learning, improvement in the students' learning process, integral formation of the subject, possibility of allying theory to practice, etc. This research also brings some elements of reflection brought by teachers in order to help improve the process of development of interdisciplinarity in the studied context, among them: restructuring of the curricular proposal of the Engineering courses of the Institution, partnership between university and companies, spaces for planning pedagogical and teacher training. It is concluded, therefore, that despite the difficulties faced in the development of an interdisciplinary proposal, it reveals itself as a tool capable of improving student learning and performance, demonstrating the relevance of its use in higher education. In addition, it promotes an organizational climate of partnership and sharing, in an environment marked by isolation, competition and vanity.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade
Prática pedagógica
Ensino superior
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: CORREIA, Waydja Cybelli Cavalcanti. Concepções e práticas de professores da educação superior acerca da interdisciplinaridade. 2018. 188 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8267
Data de defesa: 31-Jul-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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