Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8266
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As crianças de candomblé e a escola : pensando sobre o racismo religioso |
Autor: | FILIZOLA, Gustavo Jaime |
Primeiro orientador: | BOTELHO, Denise Maria |
Primeiro membro da banca: | BOTELHO, Denise Maria |
Segundo membro da banca: | NASCIMENTO, Wanderson Flor do |
Terceiro membro da banca: | SANTANA, Moisés de Melo |
Resumo: | A presente pesquisa intitulada “As Crianças de Candomblé e a Escola: Pensando sobre o Racismo Religioso” teve como propósito compreender as consequências do racismo religioso no ambiente escolar para as crianças de candomblé. Pretendemos ainda identificar os ideais eurocêntricos-cristãos geradores da discriminação religiosa com crianças candomblecistas, analisar os principais elementos do candomblé que mais recebem interpretações negativas oriundas de outros segmentos religiosos e analisar como as crianças de terreiro vivenciam sua identidade religiosa diante dessa problemática na escola. Utilizamos como aporte teórico estudos que possuem filiação com as pesquisas sobre racismo religioso, candomblé e identidade religiosa. Metodologicamente, utilizamos a abordagem qualitativa na perspectiva sócio-histórica e cultural, com características de estudo exploratório e explicativo. O método utilizado foi a observação participante. As técnicas utilizadas no trabalho de campo foram a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Os instrumentos utilizados foram: diário de campo, máquina fotográfica e gravador. A coleta de dados foi realizada dentro de um terreiro de candomblé de nação jeje-nagô e em duas escolas: uma pública e outra privada. Os resultados foram analisados tendo como base o referencial teórico utilizado e a teoria da análise crítica do discurso dos linguístas Norman Fairclough e Teun Van Dijk. Os resultados nos permitem inferir que a discriminação religiosa na escola repercute na subjetividade de crianças candomblecistas, que esse fenômeno necessita ser estudado numa perspectiva da interseccionalidade, pois percebemos serem múltiplos os fatores que agravam essa problemática; não só no que diz respeito à condição religiosa, mas também aos aspectos classe, raça, grau de escolaridade, gênero, nível socioeconômico e contexto familiar. Na verdade, terreiro, família e escola precisam dialogar mais para atenuar os efeitos do racismo religioso nas subjetividades das crianças de candomblé. |
Abstract: | This research called "The Children of Candomblé and the School: a Reflection on Religious Racism" aimed to understand the consequences of religious racism against the Candomblé children in the school environment. We also tried: to identify the Eurocentric Christian ideals that generate religious prejudice; to analyze the main elements of Candomblé that receive the most negative interpretations from other religious segments, and to detail how the ‘terreiro’ children live their religious identity, despite the religious discrimination at school. This study is based on previous research into religious prejudice, as well as on candomblé and religious identity. Methodologically, we have employed the qualitative approach from socio-historical and cultural perspectives, with exploratory and explanatory characteristics. The method used was participant observation. The techniques utilized in the field work were both participant observation and semi-structured interview. The instruments used were: a field diary, a camera and a recorder. Data collection was carried out at a ‘terreiro’, a “jeje-nagô” nation sacred place, and at two different schools: one public and the other private. The result analyses were based on Norman Fairclough’s and Teun Van Dijk's discourse analyses, which allow us to infer that religious discrimination in school has repercussions on the Candomblé children’s self-esteem and self-concept, and that this phenomenon needs to be studied from an intersectional perspective, since we perceive that the facts that worsen this problem are manifold. Not only are they related to religious condition, but also to some aspects such as class, race, gender, family context, educational and socioeconomic levels. Actually, the ‘terreiro’, a Candomblé sacred place, the family and the school need to dialogue more in order to mitigate the effects of religious racism on the Candomblé children’s self-esteem and self-concept. |
Palavras-chave: | Criança de candomblé Racismo religioso Ambiente escolar |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | UFRPE - FUNDAJ |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades |
Citação: | FILIZOLA, Gustavo Jaime. As crianças de candomblé e a escola : pensando sobre o racismo religioso. 2019. 213 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8266 |
Data de defesa: | 4-Fev-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Culturas e Identidades |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gustavo Jaime Filizola.pdf | Documento principal | 3,91 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.