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Tipo do documento: Dissertação
Título: “Não é toda mulher que quer ser parteira não!”. O ensino da aprendiz de parteira como tradição e identidade da parteira indígena Pankararu
Autor: BARROS, Lilian Silva Sampaio de 
Primeiro orientador: SANTANA, Moisés de Melo
Primeiro membro da banca: SANTANA, Moisés de Melo
Segundo membro da banca: SOUZA, Vânia Rocha Fialho de Paiva e
Terceiro membro da banca: FERREIRA, Hugo Monteiro
Resumo: Esta pesquisa buscou compreender o processo de formação de parteiras indígenas Pankararu através da aprendiz de parteira por intermédio da identificação dos elementos constitutivos da tradição e da identidade subjacentes às vivências desenvolvidas e mediadas na relação pedagógica com as suas aprendizes. Parteira indígena é aquela que atende ao parto domiciliar (PD) na comunidade e assim é reconhecida. Ao longo de anos os Pankararu tem conservado a tradição do PD com a perpetuação desse saber entre as mulheres da aldeia. A busca de aprendizes para inserção no partejar é primordial pela idade avançada das parteiras e pela oportunidade outras formações remuneradas pelas mulheres jovens. Realizou-se um estudo de caso etnográfico na educação com parteiras indígenas Pankararu e aprendizes de parteira que possibilitou a observação da vivência prática e a rotina das parteiras na perspectiva de situações resposta (AMADO, 2017) para essa demanda em educação (ANDRÉ, 2005). A entrevista narrativa com roteiro, a observação do campo e, complementarmente, documentos oficiais, constituíram as múltiplas técnicas e instrumentos de dados do método etnográfico. As Pankararu utilizam a tradição do PD e os rituais no ensino indígena das aprendizes, ele reconhece, valoriza e se fundamenta em variadas dimensões, lógicas étnicas, simbólicas, coletivas, familiares e da mulher. Mesmo existindo segredos que não podem ser revelados em uma etnografia, como a aprendiz é escolhida, os elementos da tradição e da sua identidade, os cenários e situações de aprendizado, os saberes essenciais, como é dado o título de parteira e a relação com os cursos advindos de órgãos governamentais foram questões elucidadas na pesquisa. O PD em Pankararu vem se fortalecendo pelo posicionamento das parteiras de ter uma aprendiz mesmo fora de sua relação familiar direta.
Abstract: This research aimed to understand the process of training Pankararu indigenous midwives through the midwife trainee through the identification of the constitutive elements of tradition and identity underlying the experiences developed and mediated in the pedagogical relationship with their apprentices. An indigenous midwife is one who attends home birth (PD) in the community and is thus recognized. Over the years the Pankaratu have preserved the tradition of the PD with the perpetuation of this knowledge among the women of the village. The search for apprentices for insertion in the parish is essential because of the advanced age of the midwives and the opportunity of other paid education for young women. An ethnographic case study was carried out in education with Pankararu indigenous midwives and midwife apprentices who made it possible to observe the practical experience and routine of midwives in the perspective of response situations (AMADO, 2017) for this demand in education (ANDRÉ, 2005) . The narrative interview with script, the observation of the field and complementarily, official documents, constituted the multiple techniques and data instruments of the ethnographic method. The Pankararu use the tradition of PD and the rituals in indigenous teaching of apprentices, it recognizes, values and is based on various dimensions, ethnic, symbolic, collective, family and female logic. Even if there are secrets that can not be revealed in an ethnography, how the learner is chosen, the elements of tradition and their identity, the scenarios and situations of learning, the essential knowledge, as the title of midwife is given, and the relation with the courses from government agencies were questions elucidated in the research. The PD in Pankararu has been strengthened by the midwives' position of having an apprentice even outside their direct family relationship.
Palavras-chave: Aprendiz de parteira
Parteira indígena
Índio pankararu
Identidade cultural
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: BARROS, Lilian Silva Sampaio de. “Não é toda mulher que quer ser parteira não!”. O ensino da aprendiz de parteira como tradição e identidade da parteira indígena Pankararu. 2019. 208 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8265
Data de defesa: 25-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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