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Tipo do documento: Dissertação
Título: [Entre]tecendo olhares sobre a educação do campo : avanços e limites do Programa Escola da Terra no município de Igarassu - uma análise histórico-crítica
Autor: ARANTES, Rigoberto Fúlvio de Melo 
Primeiro orientador: SANTANA, Moisés de Melo
Primeiro membro da banca: SANTANA, Moisés de Melo
Segundo membro da banca: ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos
Terceiro membro da banca: RODRIGUES, Cibele Maria Lima
Resumo: [Entre]Tecendo Olhares sobre a Educação do Campo: avanços e limites do Programa Escola da Terra no Município de Igarassu – uma análise histórico-crítica insere-se na linha de pesquisa Políticas, Programas e Gestão de Processos Educativos e Culturais do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco e da Fundação Joaquim Nabuco - UFRPE/FUNDAJ. Partindo da compreensão de que a Educação do Campo, com lógica constitutiva divergente da capitalista e que envolve saberes, culturas e espaços-tempos próprios, visa ao desenvolvimento do campo a partir de seus sujeitos e à não desterritorialização, subalternização ou expropriação dos modos de existências deles, analisamos, nas perspectivas da Pedagogia Histórico-Crítica e da Educação Popular, as mudanças provocadas nas práticas pedagógicas das educadoras do campo que participaram da segunda edição (2016) do Programa Escola da Terra no Município de Igarassu. Para alcançar esse objetivo, propusemos, com o método do estudo de caso e as técnicas da Análise de Conteúdo, uma abordagem qualitativa tanto de objetos – documentos oficiais sobre as políticas educacionais do/para o campo e discursos resultantes de entrevistas – quanto de sujeitos – gestoras e educadoras – envolvidos na pesquisa. Elegemos, para o levantamento de unidades de significação/temáticas, entrevistas semiestruturadas; delas participaram gestoras da Secretaria de Educação do Município de Igarassu e cinco educadoras de escolas do campo indicadas para o Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo para Professores/as de Escolas do Campo e Quilombolas. Com essas entrevistas, analisamos, a partir das dimensões avanço(s) e limite(s), as concepções de Educação do Campo e de realidade escolar; as identidades do/a educador/a do campo; as avaliações do Curso de Aperfeiçoamento e da construção dos projetos de intervenção sociopolítica e pedagógica e as implicações delas na práxis pedagógica. Interessaramnos, além da identificação de mudanças dessas concepções, identidades e avaliações, de um lado, as ações das instituições – Secretaria de Educação e escolas – às quais se vinculam as educadoras entrevistadas quanto à facilitação ou à restrição dessas mudanças nas práticas pedagógicas e, de outro, as formas como as próprias educadoras têm lidado com isso. Consideramos que os resultados dessas análises não apenas apontaram para a viabilidade de uma formação continuada futura para educadores/as do campo do Município de Igarassu alicerçada nos preceitos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Educação Popular, com necessário diálogo entre essas teorias pedagógicas críticas e a Educação do Campo, como poderão contribuir com a luta por uma cultura que garanta alternativas ao modelo de desenvolvimento atual e que coopere com a construção de outro projeto de educação para outra sociedade.
Abstract: [Between]Weaving Looks on the Countryside Education: advances and limits of the Earth School Program in the Municipality of Igarassu - a historical-critical analysis is inserted in the line of research Policies, Programs and Management of Educational and Cultural Processes of the Program of Post -Graduation in Education, Cultures and Identities of the Federal Rural University of Pernambuco and the Joaquim Nabuco Foundation - UFRPE/FUNDAJ. Bearing in mind that Countryside Education, with a divergent constitutive logic of the capitalist one and that it involves knowledge, cultures and spacetimes of its own, aims at the development of the field from its subjects and not at the nondeterritorialization, subalternization or expropriation of their way of living, we analyze, according to the perspectives of Historical-Critical Pedagogy and Popular Education perspectives, the changes provoked in the pedagogical practices of the rural educators who participated in the second edition (2016) of the School of Land Program in the Municipality of Igarassu. In order to reach this goal, we proposed, with the case study method and Content Analysis techniques, a qualitative approach both of objects - official documents about the educational policies of the field and speeches resulting from interviews- and subjects - managers and educators - involved in the research. It was chosen, for the survey of signification / thematic units, semi-structured interviews; managers of the Education Department of the Municipality of Igarassu and five educators of the countryside schools named for the Improvement Course in Countryside Education for Teachers of Schools of the Countryside and Quilombolas. These interviews were used to analyze, starting from advance(s) and limit(s)’ dimensions, the concepts of Countryside Education and school reality; the identities of the rural educator; the evaluations of the Improvement Course and the construction of socio-political and pedagogical intervention projects and their implications in the pedagogical praxis. Besides the identification of changes in these conceptions, identities and evaluations we were interested in, on the one hand, the actions of the institutions - Secretariat of Education and schools - to which the educators interviewed are related to the facilitation or restriction of these changes in pedagogical practices and, on the other, the ways in which the educators themselves have dealt with it. We believe that the results of these analyzes not only pointed to the feasibility of future continuing education for educators in the Igarassu Municipality, based on the precepts of Historical-Critical Pedagogy and Popular Education, with a necessary dialogue between these critical pedagogical theories and the Countryside Education, but also to how they can contribute to the struggle for a culture that guarantees alternatives to the current development model and that cooperates with the construction of another education project for another society.
Palavras-chave: Educação do campo
Prática pedagógica
Programa Escola da Terra
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: ARANTES, Rigoberto Fúlvio de Melo. [Entre]tecendo olhares sobre a educação do campo : avanços e limites do Programa Escola da Terra no município de Igarassu - uma análise histórico-crítica. 2019. 201 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8264
Data de defesa: 25-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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