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Tipo do documento: Dissertação
Título: Políticas de ações afirmativas e educação das relações étnico-raciais no ensino superior : um estudo de caso na UFRPE
Autor: SANTANA, Elida Roberta Soares de 
Primeiro orientador: FERRAZ, Bruna Tarcília
Primeiro coorientador: BOTELHO, Denise Maria
Primeiro membro da banca: SANTANA, Moisés de Melo
Segundo membro da banca: AGUIAR, Márcia Angela da Silva
Terceiro membro da banca: RODRIGUES, Cibele Maria Lima
Resumo: O presente trabalho adentra no debate teórico-conceitual e epistemológico do campo da educação das relações étnico-raciais no ensino superior, tendo como foco a incorporação do debate das relações étnico-raciais em cursos de licenciaturas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Buscou-se entender como as influências externas e internas, passaram a demandar a criação dessa disciplina, o que influenciou a sua oferta como disciplina obrigatória nos cursos de licenciaturas da UFRPE, a partir de 2013. Tivemos como hipótese que a ofertada da referida disciplina como componente obrigatório nos cursos de licenciatura, foi resultado de uma discussão nacional, que foi mediada localmente pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal Rural de Pernambuco (NEAB-UFRPE). Desse modo, objetivou-se, mediante um estudo de caso, analisar o processo de institucionalização do debate sobre a educação das relações étnico raciais no currículo da graduação dos cursos de licenciatura da UFRPE. Para tanto, a pesquisa utilizou procedimentos metodológicos que contemplaram o levantamento bibliográfico sobre o tema, entrevistas com professoras (es) ministrantes da disciplina e com representantes do NEAB, da PREG e do Fórum das Licenciaturas. Apoiamo-nos nas perspectivas teóricas de autores e autoras como Munanga (1996), Gomes (2017, 2010, 2003), Gonçalves e Silva (1996, 2007), Quijano (2005), buscando situar, à luz do debate teórico-conceitual da área, desafios e perspectivas para a afirmação das relações étnico-raciais nesta universidade.
Abstract: The present work is part of the theoretical-conceptual and epistemological debate in the field of education of ethnic-racial relations in higher education, focusing on the incorporation of the debate of ethnic-racial relations in undergraduate courses at the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE). We sought to understand how external and internal influences started to demand the creation of this discipline, which influenced its offer as a compulsory subject in undergraduate courses at UFRPE, starting in 2013. We hypothesized that the offer of this subject as a component was a result of a national discussion, which was mediated locally by the Center for Afro-Brazilian Studies of the Federal Rural University of Pernambuco (NEAB-UFRPE). The purpose of this study was to analyze the process of institutionalization of the debate on the education of ethnic-racial relations in the undergraduate curriculum of undergraduate courses at UFRPE. For that, the research used methodological procedures that included a bibliographical survey on the subject, interviews with professors (s), and representatives from NEAB, PREG and the Licensure Forum. We support the theoretical perspectives of authors such as Munanga (1996), Gomes (2017, 2010, 2003), Gonçalves e Silva (1996, 2007) Quijano (2005), seeking to situate, in the light of the theoretical-conceptual debate of the area, challenges and perspectives for the affirmation of ethnic-racial relations in this university.
Palavras-chave: Ação afirmativa
Relação étnico-racial
Ensino superior
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: SANTANA, Elida Roberta Soares de. Políticas de ações afirmativas e educação das relações étnico-raciais no ensino superior : um estudo de caso na UFRPE. 2019. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8263
Data de defesa: 27-Mai-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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