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Tipo do documento: Dissertação
Título: Moda de estudar moda : a formação de designers de moda diante das transformações nas formas de consumo e produção de vestuário na contemporaneidade
Autor: GOMES, Jessika Isabelle da Silva 
Primeiro orientador: ROCHA, Maria Alice Vasconcelos
Primeiro coorientador: MARTINS, Marcelo Machado
Primeiro membro da banca: COSTA, Flavia Zimmerle da Nóbrega
Segundo membro da banca: CAMARGO, Andréa Barbosa
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Tatalina Cristina Silva de
Resumo: Desde que a trendhunter Li Edelkoort lançou o Manifesto ANTI_FASHION anunciando o fim da moda como conhecemos, o universo da moda tem voltado suas atenções às transformações de consumo e de produção de vestuário. De acordo com este manifesto, consumidores estão participando cada vez mais da criação de seus próprios itens e tecnologia se aproxima rapidamente da produção de vestuário. Sendo assim, voltamos nossas atenções aos futuros profissionais da área no Estado de Pernambuco e nos questionamos se as escolas estariam os preparando os designers de moda para as iminentes mudanças nas formas de consumo e produção de vestuário. A fundamentação teórica se constitui da formação o ensino de moda no Brasil e em Pernambuco, e a relevância do Design de Moda. Em seguida, discutimos a “morte” da moda anunciada por Edelkoort e apresentamos algumas das transformações no comportamento do consumo de vestuário e sua produção que são citadas no manifesto da autora. Com o objetivo de analisar a formação de designers de moda diante da iminente mudança de comportamento do consumo de moda e das transformações na produção de vestuário na contemporaneidade, optamos pela análise de conteúdo na análise de resultados coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 14 pessoas, entre alunos e professores dos cursos de Design de moda nas Regiões Metropolitana da cidade do Recife e no Agreste do Estado de Pernambuco.
Abstract: Since the trendhunter Li Edelkoort launched the ANTI_FASHION Manifesto announcing the end of fashion as we know it, the fashion world has turned its attention to the transformations of consumption and clothing production. According to this manifesto, consumers are increasingly participating in the creation of their own items and technology rapidly approaches the production of clothing. Thus, we turn our attention to future professionals in the area in the state of Pernambuco and we wonder if schools would be preparing fashion designers for the impending changes in the consumption and production of clothing. The theoretical foundation consists of training the teaching of fashion in Brazil and in Pernambuco, and the relevance of Fashion Design. Next, we discuss the "death" of the fashion announced by Edelkoort and present some of the transformations in the behavior of the consumption of clothing and its production that are cited in the author's manifesto. With the aim of analyzing the formation of fashion designers in the face of the impending change in the behavior of fashion consumption and the transformations in contemporary clothing production, we opted for content analysis in the analysis of results collected from semistructured interviews conducted with 14 people, among students and professors of the courses of Fashion Design in the Metropolitan Regions of the city of Recife and Agreste of the State of Pernambuco.
Palavras-chave: Moda
Designer de moda
Consumo
Vestuário
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Ciências Domésticas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social
Citação: GOMES, Jessika Isabelle da Silva. Moda de estudar moda : a formação de designers de moda diante das transformações nas formas de consumo e produção de vestuário na contemporaneidade. 2019. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8242
Data de defesa: 22-Jan-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

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