Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8240
Tipo do documento: Dissertação
Título: A adolescência e a medida socioeducativa de semiliberdade : reflexões sobre o cotidiano e a sociedade de consumo
Autor: MARINHO, Priscilla Karla da Silva 
Primeiro orientador: FERNANDES, Raquel de Aragão Uchôa
Primeiro coorientador: ARRAZOLA, Laura Susana Duque
Primeiro membro da banca: SARAIVA, Joseana Maria
Segundo membro da banca: MIRANDA, Humberto da Silva
Terceiro membro da banca: MACHADO, Érica Babini Lapa do Amaral
Resumo: Estudos mostram o número elevado de adolescentes submetidos a institucionalização no Brasil, com destaque para a região nordeste. No estado de Pernambuco em 2017 foram atendidos 8.861 adolescentes envolvidos com atos infracionais e em cumprimento de medidas socioeducativas. Em Recife e Região Metropolitana registrou-se 1.362 atendidos em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade – medida que se justifica pelo seu caráter de cerceamento parcial da liberdade. Dentro do sistema socioeducativo há proibição de uso de produtos de determinadas marcas pelos adolescentes. Contudo, apesar da proibição, pesquisas mostram que é recorrente o consumo desses produtos e o desejo dos adolescentes por possuí-los. Surgindo assim como problema de pesquisa, como se dá a relação da adolescência em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade com a sociedade de consumo? Que é respondida sob duas óticas, a das profissionais da equipe técnica multidisciplinar e dos adolescentes em Semiliberdade. Na perspectiva de compreender essa problemática, este estudo tem como objetivo analisar a relação da adolescência em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade com a sociedade de consumo. E especificamente categorizar o cotidiano de cumprimento da medida socioeducativa de semiliberdade da equipe técnica e dos/as adolescentes; caracterizar a equipe técnica e os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade; analisar a trajetória de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade que se intersecciona com a cultura de consumo a partir da fala dos adolescentes; e compreender os discursos que permeiam a medida socioeducativa de semiliberdade na sua interface com a sociedade de consumo a partir do que foi exposto pela equipe técnica e de adolescentes. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que como técnica de coleta de dados utilizou-se da entrevista com aplicação de roteiro semiestruturado, realizadas com 8 profissionais da equipe técnica multidisciplinar e com 4 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade na Região Metropolitana do Recife. A pesquisadora em concomitância com a realização das entrevistas, acompanhou as atividades do cotidiano das instituições de semiliberdade de setembro à outubro de 2018. Posteriormente, a análise dos dados foi realizada com base nas referências levantadas e na Análise de Discurso de Eni Orlandi ([1999] 2015). Como resultado da pesquisa surgiu que os discursos pautados sobre o consumo são significados pela caracterização dos adolescentes e não por estarem em cumprimento da medida socioeducativa de semiliberdade. O que vai caracterizar esse adolescente é a sua falta de habilidade de mobilizar as instituições de proteção, promoção e garantia de direitos. De modo que a utilização de marcas específicas revela não apenas a dimensão simbólica do consumir pautado pelos adolescentes, imbricado de questões de pertencimento, mas, sobretudo a condição de classe social.
Abstract: Studies show the high number of adolescents undergoing institutionalization in Brazil, especially the northeast region. In the state of Pernambuco in 2017, 8,861 adolescents were involved in infractions and in compliance with socio-educational measures. In Recife and the Metropolitan Region there were 1,362 assisted in compliance with the socio-educational measure of semi-freedom - a measure that is justified by its character of partial curtailment of freedom. Within the socio-educational system there is a ban on the use of products of certain brands by adolescents. However, despite the ban, research shows that the consumption of these products and the desire of adolescents to own them is recurrent. Thus emerging as a research problem, how does the relationship of adolescence in compliance with socio-educational measure of semi-freedom with the consumer society? Which is answered from two perspectives, the professionals of the multidisciplinary technical team and adolescents in semi-freedom. In order to understand this problem, this study aims to analyze the relationship of adolescence in compliance with socio-educational measure of semi-freedom with the consumer society. And specifically categorize the daily compliance with the socio-educational measure of semi-freedom of the technical team and adolescents; characterize the technical team and the adolescents in compliance with the socio-educational measure of semi-freedom; analyze the trajectory of adolescents in compliance with the socio-educational measure of semi-freedom that intersects with consumer culture from the adolescents' speech; and to understand the discourses that permeate the socio-educational measure of semi-freedom in its interface with the consumer society from what was exposed by the technical team and adolescents. This is a qualitative approach research that as a data collection technique was used the interview with application of semi-structured script, conducted with 8 professionals of the multidisciplinary technical team and 4 adolescents in compliance with socio-educational measure of semi-freedom in the Metropolitan Region of Recife. The researcher concomitantly with the interviews, followed the daily activities of the semi-freedom institutions from September to October 2018. Subsequently, the data analysis was performed based on the references raised and the Eni Orlandi Discourse Analysis ([1999 ] 2015). As a result of the research it emerged that the discourses based on consumption are signified by the characterization of adolescents and not by being in compliance with the socio-educational measure of semi-freedom. What will characterize this adolescent is his inability to mobilize the institutions of protection, promotion and guarantee of rights. Thus, the use of specific brands reveals not only the symbolic dimension of consumption guided by adolescents, imbued with issues of belonging, but, above all, the condition of social class.
Palavras-chave: Adolescente
Medida socioeducativa
Sociedade de consumo
Consumo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA DOMESTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Ciências Domésticas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social
Citação: MARINHO, Priscilla Karla da Silva. A adolescência e a medida socioeducativa de semiliberdade : reflexões sobre o cotidiano e a sociedade de consumo. 2019. 185 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8240
Data de defesa: 21-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Priscilla Karla da Silva Marinho.pdfDocumento principal1,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.