Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8226
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gestão do conhecimento em organizações públicas complexas : um estudo de caso na UFRPE
Autor: CAHU, Ariella Rayder Gomes de Souza 
Primeiro orientador: CORREIA NETO, Jorge da Silva
Primeiro membro da banca: MORAES, Ionete Cavalcanti de
Segundo membro da banca: ALBUQUERQUE, Catarina Rosa e Silva de
Terceiro membro da banca: LUFT, Maria Conceição Melo Silva
Resumo: A presente pesquisa investigou o nível de Nível de Maturidade da Gestão do Conhecimento no campo de uma instituição complexa, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), cujo público pesquisado é formado por professores e técnicos administrativos. De modo geral, o conhecimento é a grande finalidade de uma universidade e a gestão de conhecimento (GC) situa-se na criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro de uma organização. Dessa forma, é importante investigar o Nível de Maturidade em Gestão do Conhecimento das instituições superiores de educação; ademais, o estudo também identificou, por perfis segmentados, os aspectos mais relevantes de GC presentes na UFRPE na visão dos docentes com cargo de gestão, docentes sem cargos de gestão, técnicos com cargos de gestão e técnicos sem cargos de gestão. Para cumprir essa meta, utilizou-se a metodologia quantitativa, abordagem descritiva e aplicação de 245 questionários para análise organizacional utilizando o modelo Batista (2012) para instituições públicas, com adaptações da pesquisa para a realidade institucional e com lentes da teoria da complexidade. As questões foram pontuadas de acordo com 7 critérios: Liderança para Gestão do Conhecimento, Processo, Pessoas, Tecnologia, Processos de Conhecimento, Aprendizagem e Inovação, Resultados da GC e foi utilizada a escala Likert. A análise de 9800 respostas permitiu a pontuação de 110,88 que classificou a universidade no Nível Iniciação em Gestão do Conhecimento. Assim a instituição está no segundo patamar da escala que vai até 5 degraus. As percepções são diferentes conforme o perfil analisado, mas todas apontam no sentido de que é preciso avançar muito na GC. Também são apresentadas as limitações do estudo e indicações de estudos futuros.
Abstract: This research investigated the level of Knowledge Management Maturity in the field of a complex institution, the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), and the researched audience is formed by public servants: professors and technicians. In general, knowledge is the great purpose of a university and knowledge management (KM) encompasses the creation, identification, integration, retrieval, sharing and use of knowledge within an organization. Thus, it is important to investigate the Maturity Level in Knowledge Management of higher education institutions; and the study also identified, by segmented profiles, the most relevant aspects of KM present at UFRPE in the view of professors with management positions, professors without management positions, technicians with management positions and technicians without management positions. To achieve this goal, we used the quantitative methodology, descriptive approach and application of 245 questionnaires for organizational analysis using the Batista model (2012) for public institutions and with research adaptations to the institutional reality and with complexity theory lenses. The questions were scored according to 7 criteria: Leadership for Knowledge Management, Process, People, Technology, Knowledge Processes, Learning and Innovation, KM Results and the Likert scale was used. The analysis of 9800 answers allowed a score of 110.88 that ranked the university in the Initiation Level in Knowledge Management. Thus the institution is on the second level of the scale that goes up to 5 steps. Perceptions differ according to the profile analyzed, but all point to the need to advance a lot in KM. Study limitations and indications for future studies are also presented.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Administração pública
Universidade pública
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP)
Citação: CAHU, Ariella Rayder Gomes de Souza. Gestão do conhecimento em organizações públicas complexas : um estudo de caso na UFRPE. 2019. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8226
Data de defesa: 29-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ariella Rayder Gomes de Souza Cahu.pdfDocumento principal1,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.