Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8212
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma análise da eficácia e da efetividade dos cursos das ciências agrárias da Unidade Acadêmica de Garanhuns para o desenvolvimento do agreste meridional de Pernambuco
Autor: SOUZA, Marlon Esdras Jessé de 
Primeiro orientador: CABRAL, Romilson Marques
Primeiro membro da banca: CABRAL, Romilson Marques
Segundo membro da banca: XAVIER, Maria Gilca Pinto
Terceiro membro da banca: GOMES, Fabio Guedes
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a eficácia e a efetividade dos cursos das ciências agrárias da Unidade Acadêmica de Garanhuns para o desenvolvimento do agreste meridional de Pernambuco a partir da percepção dos seus egressos. Para isso, realizou-se um estudo com abordagem quali-quantitativa. A abordagem quantitativa foi realizada através de questões baseadas no Projeto Pedagógico dos Cursos, considerando os objetivos e o perfil profissional esperado, em conjunto com questões construídas a partir da literatura sobre universidade e desenvolvimento, inovação e outras pesquisas relacionadas com o tema. A abordagem qualitativa foi realizada com a inclusão de uma questão discursiva no instrumento de coleta. A coleta de dados foi realizada através de questionário on-line, disponibilizado aos egressos via e-mail, formado por 29 questões. Retornaram 182 respostas de 783 possíveis. Para a questão discursiva foram 120 respostas. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de estatística descritiva e análise fatorial por componentes principais. A análise dos dados qualitativos foi realizada pela análise de conteúdo. Os resultados quantitativos encontrados demonstraram que os respondentes percebem como positiva a formação recebida e eficaz no desempenho da atividade profissional, empregabilidade e inserção em programas de pós-graduação. Além disso, a análise fatorial identificou três dimensões latentes que dizem respeito à efetividade dos cursos para o desenvolvimento: interação com o sistema de produção; interação com o sistema científico-tecnológico; e produção e disseminação de conhecimento na graduação. Quanto aos dados qualitativos, foram identificadas quatro categorias analíticas: percepções sobre a interação com o sistema de produção; percepções sobre a interação com o sistema científico-tecnológico; percepções sobre a produção e disseminação de conhecimento na graduação; e outras percepções sobre a efetividade para o desenvolvimento regional.
Abstract: This research had as objective to analyze the efficiency and effectiveness of the agrarian sciences courses of the Academic Unit of Garanhuns for the development of the southern agreste of Pernambuco from the perception of its graduates. For this, a study with a qualitative-quantitative approach was carried out. The quantitative approach was carried out through questions based on the Pedagogical Project of the Courses, according to the objectives and expected professional profile, together with questions built from the literature on university and development, innovation and other research related to the theme. The qualitative approach was carried out with the inclusion of a discursive question in the collection instrument. The data collection was done through an online questionnaire, made available to the graduates via e-mail, formed by 29 questions. They returned 182 responses out of 783 possible. For the discursive question were 120 responses. Quantitative data analysis was performed through descriptive statistics and principal component factor analysis. The analysis of qualitative data was performed by content analysis. the quantitative results found showed that the respondents perceive as positive the training received and effective in the performance of the professional activity, employability, and insertion in graduate programs. In addition, the factorial analysis identified three latent dimensions that relate to the effectiveness of courses for development: interaction with the production system; interaction with the scientific-technological system; and the production and dissemination of knowledge in undergraduate courses. As for the qualitative data, four analytical categories were identified: perceptions about the interaction with the production system; perceptions about the interaction with the scientific-technological system; perceptions about the production and dissemination of knowledge in undergraduate studies; and other perceptions about effectiveness for regional development.
Palavras-chave: Desenvolvimento regional
Ensino superior
Universidade pública
Área(s) do CNPq: ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP)
Citação: SOUZA, Marlon Esdras Jessé de. Uma análise da eficácia e da efetividade dos cursos das ciências agrárias da Unidade Acadêmica de Garanhuns para o desenvolvimento do agreste meridional de Pernambuco. 2019. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8212
Data de defesa: 19-Jul-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marlon Esdras Jesse de Souza.pdfDocumento principal1,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.