Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPANETTA, Monica Helena-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0760135351368402por
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Samara Alvachian Cardoso-
dc.contributor.advisor-co1ARRUDA, Luciana Leite de Andrade Lima-
dc.contributor.referee1MELO, Enayde de Almeida-
dc.contributor.referee2SANTOS, Andrelina Maria Pinheiro-
dc.contributor.referee3SILVEIRA, Karina Correia da-
dc.date.accessioned2019-09-19T15:19:36Z-
dc.date.issued2019-03-28-
dc.identifier.citationPANETTA, Monica Helena. Caracterização sensorial com consumidores : aplicação em harmonização com vinhos espumantes tropicais. 2019. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8210-
dc.description.resumoO diferencial das condições edafoclimáticas do Vale do Submédio São Francisco associada a irrigação possibilitam a produção comercial de uvas viníferas de março a dezembro e escalonamento da elaboração de vinhos, atraindo investidores. Diversas cultivares viníferas, dessa região, viabilizam a elaboração de vinhos finos tranquilos e espumantes. Os vinhos espumantes, elaborados pelos métodos Asti e Charmat, independente da cultivar, apresentam acidez marcante, baixo amargor, carbonatação elevada e presença de aromas primários (originários da uva). Considerando que as percepções sensoriais humanas incluem aromas, sabores e sensações táteis, os processos de combinação entre alimentos e bebidas buscam harmonizações equilibradas, possibilitando novas sensações antagônicas ou sinergéticas. A descrição destas percepções tem grande importância para a indústria, principalmente, quando expressadas por consumidores. O método Check-All-That-Apply (CATA), baseado na ideia de um perfil de escolhas de proposições verbais e não verbais, com marcação de atributos aplicáveis, caracteriza o produto em questão. O objetivo desta pesquisa visou determinar a descrição das harmonizações, entre vinhos espumantes e preparações, na percepção do consumidor. Os descritores foram elaborados, previamente, por uma equipe de pesquisadores utilizando o método de rede. A aplicação do CATA, para traçar o perfil sensorial de seis harmonizações, aconteceu em ambiente não laboratorial, com 62 consumidores, a Ficha do CATA apresentava uma lista de 16 atributos e, ao final, o teste de aceitabilidade em escala de 9 pontos. Diferenças significativas foram encontradas na frequência de 12 termos, usados para descrever as amostras, sugerindo que as características das harmonizações apresentadas foram capazes de detectar diferenças na percepção do consumidor. O gosto doce e a sensação de maciez foram os atributos que influenciaram positivamente na aceitação das combinações ideais, e a percepção de álcool com gostos amargo ou ácido influenciaram negativamente. A pontuação geral do gosto mostrou diferenças significativas entre as amostras de Brut e Rosè, e não mostrou diferenças significativas entre as amostras com maiores escores, Asti Moscatel/bolo de rolo e Asti Moscatel/bolo de noiva as características das harmonizações apresentadas. A metodologia CATA se mostrou uma metodologia simples e interessante para traçar perfil de harmonizações na percepção do consumidor.por
dc.description.abstractThe differential of the soil and climatic conditions of the Submédio São Francisco Valley associated with irrigation make possible the commercial production of wine grapes from March to December and the scheduling of wine elaboration, attracting investors. Several viniculture cultivars, from this region, enable the production of fine and quiet wines sparkling. The sparkling wines produced by the Asti and Charmat methods, independent of the cultivar, present marked acidity, low bitterness, high carbonation and the presence of primary aromas (originating from the grape). Considering that human sensory perceptions include tactile aromas, flavors and sensations, the processes of combining foods and beverages seek balanced harmonization, allowing for new antagonistic or synergistic sensations. The description of these perceptions has great importance for industry, especially when expressed by consumers. The Check-All-That-Apply (CATA) method, based on the idea of a choice profile of verbal and non-verbal propositions, with applicable attribute marking, characterizes the product in question. The objective of this research was to determine the description of the harmonization, between sparkling wines and preparations, in the perception of the consumer. The descriptors were previously elaborated by a team of researchers using the network method. The application of the CATA, to trace the sensorial profile of six harmonization, happened in a non-laboratory environment, with 62 consumers, CATA Tab presented a list of 16 attributes and, finally, the 9-point acceptability test. Significant differences were found in the frequency of 12 terms, used to describe the samples, suggesting that the characteristics of the presented harmonization were able to detect differences in the perception of the consumer. Sweet taste and softness were the attributes that positively influenced the acceptance of the ideal combinations, and the perception of alcohol with bitter or acid tastes influenced negatively. The overall taste score showed significant differences between the Brut and Rosè samples and did not show significant differences between the samples with the highest scores, Asti Moscatel/roll cake and Asti Moscatel/bridal cake, the characteristics of the harmonization presented. The CATA methodology proved to be a simple and interesting methodology to draw a profile of harmonization in consumer perception.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-09-19T15:19:36Z No. of bitstreams: 1 Monica Helena Panetta.pdf: 1218178 bytes, checksum: 89a51c7ba34aa50a0c0fa644157b8d2d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-19T15:19:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monica Helena Panetta.pdf: 1218178 bytes, checksum: 89a51c7ba34aa50a0c0fa644157b8d2d (MD5) Previous issue date: 2019-03-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Domésticaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise sensorialpor
dc.subjectConsumidorpor
dc.subjectVinho espumantepor
dc.subjectAlimentopor
dc.subjectCombinação idealpor
dc.subjectVinhopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIAS::CIENCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOSpor
dc.titleCaracterização sensorial com consumidores : aplicação em harmonização com vinhos espumantes tropicaispor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monica Helena Panetta.pdfDocumento principal1,19 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.